Secções
Entrar

Dakar2018: Peterhansel aproveita abandono de Loeb, Barreda vence nas motos

10 de janeiro de 2018 às 22:14

Esta quinta-feira, a etapa termina na capital da Bolívia, La Paz, onde o maior problema será a altitude, que vai chegar aos 3.800 metros.

O piloto francês Stephane Peterhansel (Peugeot) venceu a quinta etapa do 40º Rali Dakar, a última com chegada no Peru, e aproveitou a desistência do colega de equipa e compatriota Sébastien Loeb para consolidar a liderança.

1 de 5
Peterhansel
Foto: REUTERS/Andres Stapff
Loeb
Foto: REUTERS/Franck Fife
Loeb
Foto: REUTERS/Andres Stapff
Joan Barreda
Foto: REUTERS/Andres Stapff
Adrien van Beveren
Foto: REUTERS/Andres Stapff

O bicampeão em título, e detentor de 13 triunfos na "prova rainha" do todo-o-terreno, cruzou os 268 quilómetros cronometrados do dia com 02h51.19, aumentando a vantagem para os adversários directos nos carros.

O principal rival, e único piloto próximo dos tempos do "Senhor Dakar", era Loeb, que teve de retirar-se depois de se afundar por duas vezes numa duna na parte inicial da etapa, devido a lesões sofridas pelo copiloto, o monegasco Daniel Elena.

O espanhol Carlos Sainz (Peugeot) é segundo à geral, a mais de 31 minutos, com o holandês Bernhard Ten Brinke (Toyota) a fechar o pódio.

Carlos Sousa, que ficou "preso" na mesma duna que Loeb, conseguiu ainda assim continuar em prova, mesmo com problemas mecânicos.

O piloto português terminou a tirada com 05h36.49 de atraso para o vencedor, na 44ª posição, o que o fez cair para o 26º lugar da geral.

Nas motos, o espanhol Joan Barreda (Honda) impôs-se na quinta etapa e continuou a recuperação com vista aos primeiros postos da geral, ao terminar os 266 quilómetros cronometrados em 03:54.42 horas.

O líder da geral, o francês Adrien van Beveren (Yamaha), terminou na quinta posição e cedeu 14.32 minutos para Barreda, que no entanto segue no quarto lugar a 07.33.

O argentino Kevin Benavides (Honda) subiu ao segundo posto ao aproveitar um dia mau do chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), que perdeu mais de 28 minutos e é agora nono.

A fechar o pódio está o austríaco Matthias Walkner (KTM), a 1.14 de van Beveren, que lidera depois do abandono do britânico Sam Sunderland (KTM), campeão em título.

A desistência de Sunderland deixou em aberto a luta pelo título de 2018, com os 10 primeiros classificados separados por apenas 25 minutos à saída do deserto do Peru.

O único português ainda em prova é Fausto Mota (Tesla-Tamega Rally), que hoje esteve em bom plano e "galgou" seis posições na geral, para 57º.

Na quinta-feira, a sexta etapa, a primeira fora do Peru, sai de Arequipa e termina na capital da Bolívia, La Paz, onde o maior problema será a altitude, que vai chegar aos 3.800 metros, ao longo de uma etapa com 313 quilómetros cronometrados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela