Secções
Entrar

Covid-19: Carlos Queiroz pede o prolongamento da época 2019/20 até dezembro

23 de maio de 2020 às 21:04

O selecionador de futebol da Colômbia pediu hoje um "calendário global uniformizado e harmonizado".

O selecionador de futebol da Colômbia, o português Carlos Queiroz pediu hoje um "calendário global uniformizado e harmonizado" e o prolongamento da época 2019/20 até dezembro, sem esquecer o futebol feminino, de formação e as ligas secundárias.

"O regresso a um cenário normal de competições nacionais e internacionais exige, como medida fundamental, o anúncio de um calendário global uniforme e harmonizado, com todas as ligas as serem disputadas de fevereiro a dezembro, pelo menos até ao Mundial2022, no Qatar", disse Queiroz à página da Federação Colombiana de Futebol (FCF).

O antigo selecionador português considera que a FIFA e as Federações nacionais devem repensar neste período de transição até ao Mundial2022, o número de equipas, as fórmulas das competições, o número de jogos e tipo de competições".

"No imenso 'iceberg' do futebol mundial não podemos apenas privilegiar os jogos das Ligas de elite e ignorar a parte maior e invisível do futebol no mundo real. Pelo contrário, hoje devemos concentrar toda a nossa atenção nesta parte", reforçou Carlos Queiroz.

Nesse sentido, confessa ter apreciado o retorno da liga alemã e os seus esforços para "minimizar os riscos de infeção" da covid-19, mas insistiu na imagem do 'iceberg' e das interrogações que a parte não visível daquele deixam no ar sobre o futebol feminino, amador, de formação e as ligas menores, que não podem ser abandonados ao seu destino.

O técnico luso admitiu que ninguém esperava que "um vírus, com um simples clique, pudesse pôr KO o mundo do futebol", expondo-o a uma crise de liderança institucional e conceptual, e exortou a FIFA e as Federações a "não renunciarem ou falharem ao gigantesco desafio que é a responsabilidade de liderar a recuperar a autonomia e o poder da tomada de decisões institucionais".

"Os grandes líderes estão obrigados a ir a jogo fora do campo, com os mesmos passos mágicos que James [Rodríguez], Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo fazem em campo, decidindo e propondo uma fórmula e um modelo conceptual que possibilite e permita, a curto prazo, transformar o impossível em possível no mundo do futebol", defendeu Queiroz, questionando os modelos e as formas convencionais de pensar e agir no futebol, sem que isso signifique "um corte radical com um passado glorioso e dourado".

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas - Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 03 de junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada em 16 de maio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela