Secções
Entrar

Carlos Alcaraz e treinador Juan Carlos Ferrero separam-se após sete anos

Lusa 17 de dezembro de 2025 às 13:22

Alcaraz agradeceu ao compatriota por "ter tornado os sonhos de criança em realidade", lembrando um caminho que começou "quando era apenas um miúdo".

O tenista espanhol Carlos Alcaraz, número um mundial, anunciou esta quarta-feira a separação com o treinador Juan Carlos Ferrero, após mais de sete anos de trabalho conjunto.
Alcaraz agradece a Ferrero por concretizar sonhos no ténis AP Photo/Manu Fernandez
"É muito difícil para mim escrever este post... Após mais de sete anos juntos, Juanki e eu decidimos pôr fim à nossa etapa juntos como treinador e jogador", escreveu o tenista espanhol, de 22 anos. Alcaraz agradeceu ao compatriota por "ter tornado os sonhos de criança em realidade", lembrando um caminho que começou "quando era apenas um miúdo" e que Ferrero o acompanhou "numa viagem incrível, dentro e fora de campo". "Conseguimos chegar lá acima e sinto que, se os nossos caminhos desportivos se tinham de separar, devia ser lá em cima. Desde o lugar pelo qual sempre trabalhámos e ao qual sempre aspirámos chegar", afirmou.
Alcaraz diz que são tantas memórias que "ficar apenas com uma não seria justo" e que Ferrero o fez "crescer como desportista, mas sobretudo como pessoa". "Agora chegam tempos de mudança para os dois, novas aventuras e novos projetos. Mas tenho a certeza que nos defrontaremos da forma correta, dando o melhor de nós, como sempre fizemos", assegurou. Também nas redes sociais, Ferrero considerou que "hoje é um dia difícil", pois "dizer adeus nunca é fácil, especialmente quando há tantas experiências partilhadas", garantindo que "um capítulo muito importante" da sua vida chegou ao fim. "Vou ficar com o riso, os desafios superados, conversas, apoio durante momentos difíceis, e a satisfação de ter feito parte de algo verdadeiramente único. Obrigado Carlos, pela confiança, pelo esforço, e por teres feito que a tua forma de competir me tenha feito sentir tão especial", referiu. Ao longo da ainda curta carreira, Alcaraz já venceu 24 títulos ATP, entre os quais seis Grand Slam -- Open dos Estados Unidos (2022 e 2025), Roland Garros (2024 e 2025) e Wimbledon (2023 e 2024) --, além de terminar duas vezes o ano (2022 e 2025) como número um mundial, sempre comandado por Ferrero, também ele um antigo líder do ranking.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela