Secções
Entrar

Calendário de Fórmula 1 terá novo máximo de 23 corridas em 2021

30 de outubro de 2020 às 19:46

"São 23 semanas fora de casa. Estamos a chegar a um ponto de saturação tal, que exigiria duas equipas" de apoio, criticou o dirigente da equipa da Red Bull.

O calendário proposto para 2021 do campeonato do mundo de Fórmula 1 inclui 23 corridas, um novo máximo histórico que inclui uma prova na Arábia Saudita e várias sequências de três fins de semana seguidos com grandes prémios.

Vários diretores de equipa falaram hoje sobre este plano, na véspera da qualificação para o Grande Prémio de Emília Romagna, em Imola, um traçado que regressa após longa ausência, a exemplo com o que aconteceu com o passado Grande Prémio de Portugal, disputado no estreante circuito de Portimão.

Para 2021, está previsto um número recorde de provas, acima dos 22 programados para 2020, plano gorado devido à pandemia de covid-19, que reduziu o Mundial a 17 corridas, uma delas em solo luso.

"São 23 semanas fora de casa. Estamos a chegar a um ponto de saturação tal, que exigiria duas equipas" de apoio, criticou Christian Horner, que dirige a equipa da Red Bull.

Já o diretor da Williams, Simon Roberts, falou de um "sistema de rotação", excluindo os pilotos, para que o 'staff' possa descansar, enquanto o chefe da Haas, Gunther Steiner, mencionou o "risco de cancelamento" de várias dessas corridas devido à pandemia.

Uma solução lançada por vários diretores de equipas, além do piloto tailandês Alexander Albon, prende-se com a redução dos grandes prémios para dois dias, com apenas uma sessão de treinos, esperando as várias partes que a dona do campeonato, a Liberty Media, possa ainda fazer ajustes antes do anúncio oficial do calendário do próximo ano.

Sobre a inclusão da Arábia Saudita no programa, com vários jornalistas a mencionarem as violações de direitos humanos comandadas por esse país, o campeão em título, o britânico Lewis Hamilton, mencionou o desporto como "uma plataforma poderosa para iniciar mudança", enquanto o diretor da 'sua' Mercedes, Toto Wolff, e o diretor da Ferrari, Mattia Binotto, realçaram o "poder da união" trazido pelo futebol.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela