Secções
Entrar

Benfica campeão: Quarteto soma quinto título e mais sete repetem, 18 em estreia

18 de maio de 2019 às 23:48

O lateral direito André Almeida, o defesa central brasileiro Jardel, o trinco sérvio Fejsa e o extremo argentino Salvio somaram, este sábado, o seu quinto título nacional de futebol ao serviço dos "encarnados".

O lateral direito André Almeida, o defesa central brasileiro Jardel, o trinco sérvio Fejsa e o extremo argentino Salvio somaram, este sábado, o seu quinto título nacional de futebol ao serviço do Benfica.

André Almeida (28 anos), Jardel (33), Fejsa (30) e Salvio (28) já tinham estado nos quatro cetros consecutivos que os 'encarnados' conquistaram entre 2013/14 e 2016/17.

O lateral está no Benfica desde 2011/12, o central ingressou nas 'águias' na temporada anterior (2010/11), Fejsa em 2013/14 e Salvio está na Luz desde 2010/11, mas atuou no Atlético de Madrid em 2011/12.

André Almeida foi o mais utilizado e o único que manteve a titularidade na transição de Rui Vitória para Bruno Lage, enquanto Jardel perdeu-a para Ferro, Fejsa para Gabriel/Florentino e Salvio para Rafa.

Além deste quarteto, apenas mais sete jogadores são repetentes em matéria de títulos, sendo que o cetro de 2018/19 é o quarto para o trio formado pelo médio grego Samaris, o também centrocampista Pizzi e o avançado brasileiro Jonas.

Samaris (29 anos), que 'renasceu' com Lage, Pizzi (29), o 'rei' das assistências, e Jonas (35), que acabou a época na sombra' de João Félix e Seferovic, chegaram em 2014/15 e cumprem a quinta temporada nos 'encarnados'.

No oitavo lugar do 'ranking' dos campeões segue, sozinho, o lateral esquerdo espanhol Grimaldo (23 anos), que colecionou o terceiro cetro em quatro épocas de Benfica, no qual atua, proveniente do FC Barcelona, desde 2015/16.

Por seu lado, os extremos Cervi (24 anos), Rafa (26) e Zivkovic (22) são os outros elementos do plantel que já tinham festejado, todos em 2016/17, época de estreia dos três.

Na presente temporada, Cervi e Zivkovic perderam protagonismo, também por culpa de Rafa, que se afirmou como um dos elementos mais preponderantes na conquista do '37'.

Se 11 jogadores voltam a festejar, para a maioria, os restantes 18 futebolistas utilizados, pelo menos num jogo, na I Liga 2018/19, trata-se do primeiro 'caneco'.

Vlachodimos, Conti, Corchia e Gabriel triunfam na primeira época à Benfica, tal como os 'miúdos' Ferro, Florentino, Gedson Fernandes, Jota e João Félix, todos provenientes da formação dos 'encarnados' e em estreia na equipa principal.

Svilar, Rúben Dias, Krovinovic, Taarabt e Seferovic também somam o primeiro cetro, mas não chegaram em 2018/19, enquanto Lema, Alfa Semedo, Castillo e Ferreyra são campeões, mas não terminaram a época na Luz, sendo todos emprestados.

Por seu lado, Zlobin, Ebuehi e Yuri Ribeiro não cumpriram qualquer minuto, tal como o guarda-redes Varela, emprestado ao Ajax em janeiro.

- Os títulos de campeões nacionais pelo Benfica dos 29 jogadores utilizados por Rui Vitória e Bruno Lage:

5.º: Fejsa, André Almeida, Salvio e Jardel.

4.º: Samaris, Pizzi e Jonas.

3.º: Grimaldo.

2.º: Cervi, Rafa e Zivkovic.

1.º: Vlachodimos, Svilar, Conti, Ruben Dias, Corchia, Ferro, Gabriel, Krovinovic, Taarabt, Florentino, Gedson, Seferovic, Jota, João Félix, Lema (a), Alfa Semedo (a), Castillo (a) e Ferreyra (a).

(a) - Saiu em janeiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela