Secções
Entrar

Mundial2026: Noruega apura-se 'invicta' e regressa a uma fase final 28 anos depois

Lusa 16 de novembro de 2025 às 22:05

Noruega derrotou a Itália por 4-1.

A Noruega apurou-se este domingo para a fase final do Mundial2026 de futebol, ao garantir o primeiro lugar do Grupo I da zona de qualificação europeia, depois de derrotar por 4-1 a Itália, relegada para o play-off.
Futebolistas da Noruega celebram apuramento 'invicto' para o Mundial2026 após vitória por 4-1 contra a Itália AP Photo/Luca Bruno
Em Milão, um golo de Francesco Esposito, aos 11 minutos, colocou os italianos em vantagem, mas os noruegueses, que terminaram a qualificação só com triunfos, deram a volta ao resultado com tentos de Antonio Nusa, aos 63, um ‘bis’ de Erling Haaland (78 e 80), e de Strand Larsen (90+3). A formação nórdica, que regressa à fase final de um Mundial 28 anos depois da última presença, terminou o Grupo I com 24 pontos, mais seis do que a Itália, segunda, que irá disputar o play-off para atribuição das últimas vagas europeias. A Noruega vai disputar uma fase final de um Campeonato do Mundo pela quarta vez, depois de ter marcado presença em 1938, 1994 e 1998, edição na qual chegou aos oitavos de final. A seleção norueguesa é a 29.ª a qualificar-se para a 23.ª edição do Campeonato do Mundo, na qual Portugal também garantiu hoje presença, a disputar entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, num grupo a que se juntam os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela