Secções
Entrar

Donald Trump abre a porta a um terceiro mandato. O que diz a Constituição dos EUA?

Luana Augusto 01 de abril de 2025 às 09:31

Presidente dos EUA afirmou que pretende candidatar-se a um terceiro mandato, apesar de a Constituição não o permitir. Há, por isso, a hipótese do republicado tentar alterar a Constituição.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que não estava a brincar quando avançou que planeia candidatar-se a um terceiro mandado. Mas o que diz a Constituição norte-americana?

Win McNamee/Pool via REUTERS

O que diz a constituição?

A 22ª Emenda da constituição refere que "nenhuma pessoa deve ser eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes", consecutivas ou não.

Esta emenda foi retificada em 1951, depois do presidente Franklin D. Roosevelt ter rompido com o limite máximo de mandatos que ele próprio impôs - dois por presidente.

O democrata, que foi chefe de Estado de 1933 a 1945, durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, conseguiu cumprir um terceiro mandato, mas acabou por morrer meses depois de ter iniciado o seu quarto mandato, em 1945.

Poderá Donald Trump alterar a 22ª Emenda?

Segundo a agência Reuters, existe a possibilidade de Trump tentar alterar a 22ª Emenda, embora seja improvável que ocorra, devido às intensas divergências políticas entre os democratas e os republicanos, de Trump.

Isto acontece porque qualquer alteração a uma emenda constitucional exigiria o apoio de dois terços dos estados na Câmara dos Representantes e no Senado, bem como a aprovação de três quartos dos governos estaduais do país, segundo a BBC.

Os republicanos detêm uma maioria estreita na Câmara dos Representantes de 218 deputados contra os 213 dos democratas e uma maioria de 53 eleitos no Senado, onde os democratas têm 47 senadores.

Contudo, Andy Ogles, um representante republicano dos EUA pelo Tennessee e um forte apoiante de Trump, já havia proposto em janeiro uma alteração à 22ª Emenda, de forma a permitir que os presidentes possam cumprir três mandatos não consecutivos. Isto significa que, caso esta alteração seja aprovada, Trump poderá concorrer ao seu terceiro mandato a partir de 2029.

Poderá Trump concorrer como vice-presidente?

Numa entrevista à NBC, Trump disse que uma das possibilidades seria JD Vance concorrer à presidência em 2028 com Trump a substitui-lo no cargo de vice-presidente. Caso Vance vencesse, renunciaria então à presidência e abriria caminho para Trump regressar à Casa Branca.

Na Rússia, Putin também ocupou o segundo lugar da hierarquia do Estado e foi primeiro-ministro entre 2008 e 2012 e Medvedev presidente, de forma a contornar o limite de mandatos. Antes, Putin tinha sido presidente entre 2000 e 2008 e regressou à presidência em 2012, onde se mantém depois de ter mudado a Constituição que impõe dois mandatos consecutivos para presidentes. Na revisão de 2020 ficou estabelecida a exceção para quem já ocupava o cargo nesse momento. Putin voltou a ser eleito em 2024 e pode ficar até 2036.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela