NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Lisboa, 27 de maio de 2025 – No âmbito do Dia Mundial da Saúde Digestiva, que se assinala a 29 de maio, e do Mês da Saúde Digestiva, celebrado em junho, a Opella. reforça a importância da literacia em saúde digestiva e o papel fundamental que esta desempenha no bem-estar geral da população portuguesa.
A saúde digestiva influencia o funcionamento de todo o organismo, e a sua desregulação está frequentemente associada a condições clínicas que impactam a qualidade de vida, muitas vezes desvalorizadas ou mal compreendidas.
Conhecer os sintomas, desmistificar conceitos e procurar ajuda especializada são passos essenciais para uma melhor saúde digestiva.
Por isso, alertamos para quatro condições comuns que afetam a saúde digestiva:
Dispepsia (má digestão):
Sensação de enfartamento, dor abdominal e náuseas após as refeições. É um distúrbio funcional comum, mas que pode afetar significativamente o dia a dia das pessoas.1
Obstipação
Afeta cerca de 20% da população e manifesta-se por evacuação pouco frequente ou com esforço. O estilo de vida sedentário e a alimentação pobre em fibras são fatores de risco.2
Síndrome do Intestino Irritável (SII):
Uma condição funcional que causa dor abdominal, alterações do trânsito intestinal e inchaço. A SII pode estar associada a stress e ansiedade.3
Refluxo Gastroesofágico:
Pirose (azia), regurgitação e desconforto no peito são sintomas típicos. Apesar de comum, o refluxo pode evoluir para quadros mais graves se não for tratado.4
Importa referir que muitas pessoas desconhecem que a qualidade do sono está intimamente ligada à saúde digestiva. Dormir mal pode agravar sintomas como refluxo ou obstipação, além de alterar o ritmo intestinal e a perceção da dor gastrointestinal.5
Cuidar da saúde digestiva é essencial para o equilíbrio físico e emocional. Em Portugal, há uma elevada prevalência de sintomas gastrointestinais funcionais que são, muitas vezes, ignorados ou normalizados. Este mês de junho é uma oportunidade para promover a informação, desmistificar ideias erradas e incentivar hábitos que favoreçam uma boa saúde digestiva.
A Opella. é a nova identidade da unidade de negócios global de CHC da Sanofi, focada no segmento do autocuidado, com soluções terapêuticas em diversas áreas. A nossa missão é tornar o autocuidado tão simples quanto deveria ser, colocando a saúde nas mãos das pessoas. Confiamos na ciência, elevamos a criatividade e estamos determinados a fazer a diferença. Enquanto empresa B-CorpTM assumimos o nosso compromisso para com elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade para com as pessoas, a comunidade e o planeta.
No Dia Mundial da Saúde Digestiva Opella. alerta para a importância de conhecer e cuidar do sistema digestivo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.