Secções
Entrar

Oney e Sol Sem Fronteiras reforçam literacia financeira em escolas do país

12 de setembro de 2024 às 15:20

.

O Oney Bank e a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Sol Sem Fronteiras promoveram 51 sessões de literacia financeira em 16 escolas de norte a sul de Portugal. A 4ª edição consecutiva do programa de literacia financeira, intitulado "Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam", este ano chegou a mais de 1200 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos e teve a participação de 46 docentes.

 

Esta iniciativa pretende responder aos baixos conhecimentos de literacia financeira em Portugal. O último barómetro sobre a literacia financeira dos europeus, publicado em julho do ano passado, coloca Portugal como o segundo país da União Europeia com o pior índice de conhecimentos financeiros. A importância de apostar na literacia financeira junto dos mais jovens foi reconhecida recentemente pelo Governo, que anunciou que no próximo ano letivo a literacia financeira vai ser introduzida como disciplina em sete escolas no âmbito de um projeto-piloto.

 

O programa "Eu conto, tu contas, ele conta… todos contam" tem visado esta preocupação com a literacia financeira dos mais novos. A iniciativa tem como objetivo capacitar os jovens com conhecimentos e competências financeiras essenciais para enfrentar os desafios do mundo atual, proporcionando-lhes ferramentas que contribuem para a tomada de decisões financeiras informadas, criteriosas e mais responsáveis.

 

Objetivo, este, que se alinha com a missão da Sol sem Fronteiras (Solsef) que, com mais de três décadas de experiência, desenvolve iniciativas que visam promover a igualdade e a justiça social através da educação de qualidade. Através deste projeto e da parceria com o Oney Bank, a Solsef ajuda a plantar as sementes de um futuro mais consciente e solidário, onde cada aluno envolvido está mais capacitado a navegar num mundo cada vez mais complexo, com mais responsabilidade e confiança.

 

As sessões deste ano envolveram um total de 14 voluntários do Oney, que partilharam temas relevantes para a gestão financeira responsável, desde a distinção entre necessidades e desejos, até à importância da poupança e ao ato de pagar impostos enquanto forma de cidadania.

 

A nova edição do programa de literacia financeira foi bem recebida pelos alunos que participaram, e foi descrita como "útil", "interessante", "necessária" e "esclarecedora". A organização conjunta do Oney Bank e da Sol Sem Fronteiras também mereceu elogios, com 77% dos participantes a considerarem que a organização do projeto foi muito boa e com 64% a descreverem os conteúdos das sessões como muito bons.

 

Para o diretor geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti, "A literacia financeira é um pilar fundamental na formação pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para entender melhor como gerir as finanças de forma responsável. Ao transmitirmos conceitos financeiros essenciais reforçamos o nosso compromisso com o futuro e, simultaneamente, com a capacitação dos jovens, garantindo que fazem as melhores escolhas e que alcançam os seus objetivos pessoais e profissionais de forma mais preparada e informada".

 

Ao longo das quatro edições desta iniciativa, a literacia financeira chegou a cerca de 5500 alunos, em 61 escolas e de vários graus de ensino. No total, foram realizadas 219 sessões nas escolas, que contaram com a participação de 75 voluntários do Oney. O Oney Bank reforça, assim, o seu compromisso com a literacia financeira e com os consumidores, procurando contribuir para a formação de uma sociedade financeiramente mais consciente e responsável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela