Secções
Entrar

HUGO OLIVEIRA: PIANO LIVE PERFORMANCE | 26 e 27 de junho, em Lisboa, no Coletivo 284

12 de junho de 2025 às 10:02

.

HUGO OLIVEIRA: PIANO LIVE PERFORMANCE | 26 e 27 de junho, em Lisboa, no Coletivo 284

O compositor e pianista Hugo Oliveira apresenta-se nos dias 26 e 27 de junho, pelas 21h00, no Coletivo 284, em Lisboa. Num tempo em que o ruído é constante, o seu piano conduz-nos por um percurso de introspeção profunda, onde cada nota revela as emoções que sentimos, mas raramente expressamos.

Sobre Hugo Oliveira
Lisboa viu-o nascer, mas foi o piano que lhe moldou o mundo. Recebeu o primeiro instrumento aos cinco anos e, desde então, nunca mais deixou de tocar. Aos nove, já mergulhava na formação clássica, distinguido com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e prémios que anunciavam um percurso singular. A sua música levou-o a teatros, a colaborações com cantores líricos, DJs e, especialmente, ao universo da dança, onde encontrou uma ligação única entre o piano e o corpo em movimento. Tornou-se um pianista procurado tanto no ballet clássico como no contemporâneo, tocando junto de grandes mestres da dança. Durante a pandemia, partilhou sessões diárias em direto, criando um espaço emocional com quem o ouvia. Foi pessoalmente convidado por Vhils a apresentar o seu álbum de estreia, HOME, no Festival Iminente. Com peças compostas nas noites longas e silenciosas desse tempo, HOME tornou-se banda sonora de filmes, campanhas publicitárias e histórias que precisavam de alma.

Sinopse
Hugo Oliveira guia-nos num caminho de introspeção, onde cada nota parece um passo em direção a algo mais íntimo. Onde o não dito desperta emoções profundas, algumas nunca antes sentidas. É esta a sonoridade de Hugo Oliveira. Mais do que um músico, um pianista ou um compositor, Hugo Oliveira é um conetor. A sua verdadeira arte reside em ajudar as pessoas a ligarem-se a si próprias, aos outros e a um sentido de lugar. O seu álbum HOME nasceu durante a pandemia, naquelas longas e tranquilas noites de quarentena em que estávamos todos confinados às nossas casas. Através das sessões diárias de Hugo Oliveira, transmitidas em direto, as pessoas encontravam conforto, um pouco menos de preocupação e um pouco mais de esperança. Essa troca de emoções tornou-se a alma de HOME. Embora a sua música misture bases clássicas com um toque contemporâneo, o que lhe confere uma voz única no género Neo-Clássico, descrevê-la dessa forma parece demasiado restrito. O som de Hugo desafia os rótulos. Os seus concertos são viagens viscerais. Com tons melancólicos, minimalistas e contemplativos, evocam a fragilidade e a solidão humanas, mas deixam sempre espaço para a esperança e a renovação.

O palco certo: Coletivo 284
O Coletivo 284 é mais do que um espaço, é um palco fora do comum. Camaleónico, vivido e profundamente humano, é um lugar onde se cruzam criatividade, pensamento e beleza. No coração de Lisboa, o Coletivo 284 propõe-se a elevar quem o procura, abrindo-se a criativos e acolhendo projetos que desafiam formas e formatos. Cada experiência que aqui acontece é desenhada para ser singular. Um espaço que se transforma com quem o habita e que se reinventa a cada encontro. O cenário perfeito para o regresso de Hugo Oliveira.

Ouvir no Spotify
https://open.spotify.com/track/4sL79oiFIxkWcetRZoTld7?si=ZdbC7hR2SO6O2NllWdQKcA

Bilhetes e reservas
Lotação limitada. Reservas em: https://blueticket.meo.pt/pt/event/15068

Informações e pedidos de imprensa
Cláudia Aguilar Ferrão | claudia@pine.pt | +351 932 032 438

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela