Sábado – Pense por si

Só 30% das crianças asmáticas chegam saudáveis à adolescência

SÁBADO
SÁBADO 26 de março de 2015 às 16:16

Durante 13 anos, 300 portugueses asmáticos foram avaliados por especialistas para um estudo. Os resultados acabaram de ser divulgados

A asma é uma doença crónica que se pode prolongar, na esmagadora maioria dos casos, da infância até à adolescência. A conclusão acaba de ser revelada num estudo que venceu a quinta edição do prémio Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa/MSD em Epidemiologia Clínica, cuja cerimónia decorre esta quinta-feira (dia 26), às 18 horas, na Sala dos Actos da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.Os investigadores iniciaram o estudo em 1993, com participantes com menos de 7 anos e, pelo menos, com três crises asmáticas até ao ano anterior do estudo. As avaliações à amostra foram regulares, no decorrer das idades de 3, 6, 8 e 13 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.