Sábado – Pense por si

Quatro mitos sobre gémeos

Daniel Lemos com Ângela Marques 21 de agosto de 2024 às 23:00

São muito estudados por cientistas, que querem perceber como o meio ambiente, além da genética, influencia as diferenças e semelhanças entre irmãos.

Anualmente, no mundo, nascem 1,6 milhões de gémeos. Em Portugal, contam-se cerca de 8 mil por ano, um terço dos quais monozigóticos, ou seja, que nascem partir do mesmo espermatozóide e óvulo. Porque a ciência ainda não sabe a razão pela qual isto acontece, os gémeos, especialmente os monozigóticos, são sujeitos a bastantes estudos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.