Sábado – Pense por si

Qual o preço a pagar pela beleza de um bulldog?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 27 de fevereiro de 2019 às 12:46

Criadores seleccionam cães com maiores olhos e focinhos para corresponder às exigências de donos mas evolução está a sufocar os animais. Veterinários consideram que doença que afeta metade de todos os bulldogs, bulldogs franceses e pugs é uma "calamidade à espera de acontecer".

Os focinhos rechonchudos de bulldogs e pugs fazem as delícias de milhões de pessoas mas os especialistas consideram-nos uma "calamidade à espera de acontecer". A síndrome das vias aéreas obstrutivas braquiocefálicas (BOAS), também denominada síndrome das vias aéreas, afeta metade de todos os cães de cabeça achatada – raças como o bulldog, o bulldog francês e o pug – e veterinários avisam que a doença que impossibilita os animais de respirar corretamente aparece com cada vez mais regularidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.