Sábado – Pense por si

Missão da NASA e SpaceX à Estação Espacial Internacional já descolou

Lusa 26 de agosto de 2023 às 11:30
As mais lidas

Missão Crew-7 é comandada por Jasmin Moghbeli e Andreas Mogensen.

A missão Crew-7 da NASA e da SpaceX descolou com sucesso esta madrugada do Cabo Canaveral, na Florida, EUA, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), onde a tripulação realizará diversos experiências e substituirá a Crew-6.

REUTERS/Joe Skipper

A descolagem da nave espacial Endurance a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA ocorreu, conforme programado, às 03:27 de hoje (08:27 em Lisboa), sendo que, segundo especialistas da NASA, a acoplagem à EEI e a saída dos astronautas só ocorrerá no domingo.

O lançamento da missão Crew-7 - a sétima missão tripulada da administração espacial norte-americana à EEI – estava inicialmente previsto para as 03:50 (08:50 de Lisboa) de sexta-feira, mas foi adiado para a madrugada de hoje, não tendo a NASA adiantado as razões do adiamento.

REUTERS/Joe Skipper

A missão Crew-7 é comandada pela astronauta Jasmin Moghbeli, selecionada pela NASA em 2017, e Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia (ESA), viajando ainda na nave espacial os astronautas Satoshi Furukawa, da agência japonesa JAXA, e Konstantin Borisov, da russa Roscosmos.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.