Sábado – Pense por si

Gonçalo recebeu um transplante de coração e rim: "O pior é a espera"

Beatriz Rainha com Leonor Riso 20 de julho de 2024 às 10:00

Durante sete anos, Gonçalo Figueiredo esperou por um transplante de rins, mas acabou por precisar também de um coração. Chegou a ter 12 quilos de quistos nos rins, e conta a sua história no Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação.

Em 2023, foram realizados 963 transplantes em Portugal, um recorde nacional, segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) que hoje assinala o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação. Gonçalo Figueiredo, de 44 anos, é uma história de sucesso. Recebeu um transplante de coração, um dos 52 realizados em 2023, e um transplante de rim, um dos 547, no dia 10 de agosto de 2023. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?