Covid-19: Cerca de 44% das pessoas com sintomas ligeiros tem poucos anticorpos

Foram analisadas 111 amostras de plasma de pessoas que geraram anticorpos contra a SARS-CoV-2 e que sentiram diferentes níveis de gravidade da doença.

Cerca de 44% das pessoas que sofreram infeção de covid-19 de forma ligeira ou assintomática têm um nível de anticorpos muito baixo e com pouca capacidade neutralizante, pelo que não ficam imunizadas contra o coronavírus, revelam testes esta quarta-feira divulgados.

Coronavírus Teste Serológico Anticorpos
Coronavírus Teste Serológico Anticorpos Reuters

Estes são os primeiros resultados do estudo realizado por investigadores do instituto IrsiCaixa, o Centro de Investigação e Tecnologias em Saúde Animal (CReSA) do Instituto e Tecnologias Agroalimentares (IRTA) e o Barcelona Supercomputing Center (BSC), com o apoio de uma farmacêutica, segundo a agência EFE.

Durante o trabalho de campo, foram analisadas 111 amostras de plasma de pessoas que geraram anticorpos contra a SARS-CoV-2 e que sentiram diferentes níveis de gravidade da doença.

O resultado foi que cerca de 44% das pessoas com covid-19 ligeira ou assintomática desenvolveu poucos anticorpos e com pouca capacidade neutralizante, enquanto as pessoas hospitalizadas por esta doença, em contrapartida, geraram aproximadamente 10 vezes mais anticorpos do que aqueles que a sofreram de forma leve.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 323.000 mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.263 pessoas das 29.660 confirmadas como infetadas, e há 6.452 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais