Sábado – Pense por si

Sonda espacial da NASA sobrevoa objeto mais distante de sempre

01 de janeiro de 2019 às 10:31
As mais lidas

O 'Ultima Thule' é um vestígio congelado da formação do sistema solar. Está situado a cerca de 6,4 bilhões de quilómetros da Terra. A sonda espacial New Horizons terá tirado cerca de 900 imagens.

"Nunca antes uma nave espacial explorou um objeto tão distante". Foi desta forma que a NASA anunciou o feito. A sonda espacial New Horizons sobrevoou esta terça-feira o objeto mais distante alguma vez visto. A informação foi avançada pelo diretor científico da missão, Alan Stern.

O objeto em questão é o  ‘Ultima Thule’, um vestígio congelado da formação do sistema solar. Está situado a cerca de 6,4 bilhões de quilómetros da Terra. Os cientistas esperam que sua observação ajude a entender melhor como o sistema solar foi formado.

A Sonda espacial terá tirado cerca de 900 imagens durante os poucos segundos em que sobrevoava o Ultima Thule, a uma distância de cerca de 3.500 quilómetros.

A confirmação das imagens só será dada esta terça-feira, por volta das 15:00.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.