Secções
Entrar

Web Summit fez disparar turismo de compras

22 de novembro de 2016 às 13:42

Segundo dados da Global Blue, que gere operações 'tax free' (livre de impostos), o turismo de compras subiu mais de 50% entre 07 e 10 de Novembr

O turismo de compras aumentou 50% durante os dias da Web Summit (WS), uma subida justificada pela presença de nacionalidades que habitualmente não lideram as listas de quem mais compra em Lisboa, foi hoje divulgado.

Segundo dados da Global Blue, que gere operações 'tax free' (livre de impostos), o turismo de compras subiu mais de 50% entre 07 e 10 de Novembro, quando decorreu a cimeira internacional de tecnologia e empreendedorismo em Lisboa.

"Para este aumento contribuíram nacionalidades que habitualmente não fazem parte do 'Top 5' das que mais compram em Lisboa", justificou a empresa, notando que os canadianos registaram a maior subida: mais 131% em compras face ao período homólogo.

Entre as nacionalidades mais comuns nestes 'tops', os brasileiros ocuparam a liderança do maior aumento em compras: mais de 160%. Outras nacionalidades em destaque foram a angolana (62%), norte-americana (30%) e chinesa (16%).

Na lista de compras em valor durante 07 e 10 de Novembro ficaram em primeiro plano cidadãos angolanos, seguidos por brasileiros, chineses, norte-americanos e japoneses, sem que tenham sido divulgados valores.

A nível da compra média, os australianos registaram o valor médio mais elevado (1.822 euros), seguindo-se são-tomenses (1.483 euros), chineses de Hong Kong (1.482 euros) e mexicanos (1.403 euros). Os turistas chineses ocuparam a 5.ª posição com uma compra média de 1.024 euros.

O 'ranking' da Global Blue mostrou as Amoreiras, em Lisboa, como o local onde mais cresceram as vendas (121%) no período da WS, numa comparação com o mesmo período do ano passado.

No 'top' seguiu-se a Avenida da Liberdade, com mais 56%, a baixa e o aeroporto, ambos com mais 52% de compras. O Centro Comercial Colombo apresentou uma subida de 45% e, por último, o Centro Comercial Vasco da Gama, mais próximo do local a WS, com uma subida de 35%.

A Global Blue colabora com mais de 270.000 retalhistas do mundo, marcas e hotéis, em 43 países, e serve mais de 100.000 de viajantes todos os dias, tendo há 35 anos introduzido o conceito de 'Tax-Free Shopping'.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela