Secções
Entrar

Nova espécie de rã descoberta entre a Venezuela e a Colômbia

30 de março de 2018 às 08:46

O nome da nova espécie de rã presta homenagem aos járerias, um grupo étnico de Perijá, no estado de Zulia, no noroeste da Venezuela.

Cientistas da Venezuela e da Colômbia anunciaram esta sexta-feira ter identificado uma nova espécie de rã na Serra de Perijá, uma vasta cadeia montanhosa partilhada pelos dois países, lar de espécies endémicas como este pequeno anfíbio.

Com uma pele multicolorida e canto único, a Hyloscirtus japreria, que habita rios e cursos de água a mais de mil metros de altitude, foi descoberta durante expedições realizadas na última década. "Os sons que emite, que podem ser ouvidos a cerca de 15 metros de distância, são uma das suas características distintivas", revela o biólogo Edwin Infante.

O nome da nova espécie de rã presta homenagem aos járerias, um grupo étnico de Perijá, no estado de Zulia, no noroeste da Venezuela.

Com esta descoberta, divulgada na revista científica Zootaxa, subiu para 37 o número de espécies já identificadas do género Hyloscirtus.

"Passaram-se vários anos antes que pudéssemos obter evidências suficientes de que se tratava de uma nova espécie", revelou o biólogo Fernando Rojas-Runjaic, coordenador do estudo, que começou em 2008.

"Quando apareceu pela primeira vez - um macho adulto - foi um orgasmo intelectual", conta Edwin Infante. O espécime foi reconhecido por seu canto particular: um "piu prolongado".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela