Secções
Entrar

Mobilidade pode combater quebra e envelhecimento da população nos Açores

26 de junho de 2020 às 21:28

Estudo feito pela Fundação Gaspar Frutuoso revelou diferentes dinâmicas demográficas nas várias ilhas.

Um estudo sobre a população açoriana, feito pela Fundação Gaspar Frutuoso, revelou diferentes dinâmicas demográficas nas várias ilhas, mas aponta a mobilidade como solução para "o decréscimo da população e o envelhecimento demográfico" da região.

"Tendo em conta a dinâmica populacional analisada, e apesar de os Açores se posicionarem, nos últimos anos, como território pouco atrativo para a captação de população estrangeira de longa duração e, mesmo, de fixação de residentes, principalmente de mais jovens e qualificados", os investigadores defendem que a mobilidade pode ser "uma solução que minimize o decréscimo da população e o envelhecimento demográfico", salienta a síntese do estudo.

A conclusão aponta que aspetos como a crise económica, que pode gerar "uma menor atratividade dos países de destino [da emigração açoriana], quer do continente norte-americano, quer do europeu", e o aumento de discursos nacionalistas, racistas e xenófobos podem "vir a dificultar a emigração".

Por outro lado, "também a entrada de estrangeiros e a mobilidade de cidadãos nacionais pode vir a constituir uma solução, decorrente das dificuldades de outros países, que sofrem alterações económicas, sociais e políticas".

Os resultados dos estudos realizados pela Fundação Gaspar Frutuoso de "caracterização da dinâmica demográfica recente dos Açores e das qualificações da população", traçando "cenários de evolução até 2030 e estratégias para o desenvolvimento económico, social e recuperação populacional das ilhas açorianas", foram hoje apresentados ao Conselho Económico e Social dos Açores.

O presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, destacou, em nota enviada à Lusa, que este trabalho é "um instrumento importante para a tomada de consciência de que existem ilhas nos Açores com problemas sérios de envelhecimento e quebra de população, e forte limitação de recursos disponíveis e devidamente preparados para responderem às exigências do mercado e contexto normal e de pandemia".

O economista mencionou que, para as ilhas de São Miguel e Terceira, os investigadores "destacam as políticas de família adequadas a uma população mais jovem", enquanto que para Santa Maria, Faial e Pico recomendam "as políticas de mobilidade com atração de população".

Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo merecem "uma atenção especial para as políticas de saúde, atendendo à existência de uma população envelhecida", aponta Gualter Furtado.

Da reunião, realizada por videoconferência, que juntou os autores do estudo e os membros do Conselho Económico e Social dos Açores, que o encomendou, salienta também a necessidade de "investimento na escolarização, formação e qualificação do emprego" em setores de atividade como "as pescas, a agricultura e o turismo, com especial relevância para a restauração".

"É fundamental melhorar a base estatística disponível ao nível agregado dos Açores, e por ilha, de toda a problemática relacionada com a ligação entre o mercado de trabalho e a Universidade dos Açores, bem como dos estudantes dos Açores que estudam na Região Autónoma dos Açores e nas universidades portuguesas do Continente", considerou Gualter Furtado.

O presidente do Conselho Económico e Social dos Açores sublinhou a "utilidade destes estudos para os decisores políticos e as forças vivas das diferentes ilhas nortearem a sua atividade política, económica e social", por forma a que as ilhas do arquipélago tenham "atratividade, qualidade de vida e sustentabilidade, respeitando as diferenças de cada uma, mas reforçando a identidade de Região Autónoma dos Açores".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela