Secções
Entrar

MH-1: Portugal regressa ao espaço na segunda-feira a partir da Califórnia

Jornal de Negócios 01 de março de 2024 às 22:45

30 anos depois do PoSat-1, o segundo satélite português, o MH-1, vai ser lançado através de um foguetão da Space X, do empresário Elon Musk.

Está marcada para as 15 horas (21h em Portugal) da próxima segunda-feira a partida do foguetão SpaceX , que vai lançar no espaço o satélite português MH-1, desenvolvido no âmbito do projeto Aeros, que pretende ser o primeiro da futura Constelação do Atlântico e fornecer mais informações sobre o estudo da Terra, especificamente sobre as áreas geográficas costeiras. 

30 anos depois do PoSat-1, Portugal regressa agora ao espaço com um satélite de 30 centímetros de comprimento e 50 de envergadura que orbitará a 510 km de altitude, conseguindo uma volta à Terra a cada 90 minutos. 

Num investimento de 2,8 milhões de euros, dos quais 1,9 milhões de fundos comunitários e o restante por privados, o projeto Aeros Constellation pretende "desenvolver uma plataforma de nanossatélites como precursora de uma futura constelação para alavancar as sinergias científicas e económicas Espaço/Oceano". 

O Aeros é promovido por um consórcio liderado pela empresa Thales Edisoft e que integra a DSTelecom, a Spin.works, assim como universidades, como a UMInho, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a UAlgarve, o IST e o IMAR, e instituições de investigação e interface, como o CEiiA e o +Atlantic.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela