Secções
Entrar

Google dá o primeiro passo para "o início do fim" das palavras passe

Débora Calheiros Lourenço 05 de maio de 2023 às 07:00

O novo sistema permite a utilização de impressão digital, reconhecimento facial ou PIN para ter acesso às contas associadas ao Google.

Esta quinta-feira o Google deu um passo em frente para abolir as palavras passe. Uma nova tecnologia, chamada "passkeys", foi projetada para substituir totalmente as senhas, permitindo a autenticação através de impressão digital, reconhecimento facial ou PIN, à semelhança do que ocorre nos telemóveis.

Os utilizadores podem agora criar uma palavra passe para cada dispositivo que utilizam, ou a aplicação utilizada para gerir as palavras passe pode ser comum entre os vários dispositivos. O sistema funciona após a criação de uma senha privada criptográfica que é armazenada no dispositivo e corresponde a uma chave pública carregada no Google.

O método pretende facilitar o acesso a serviços como o Gmail ou o YouTube e para ter acesso o utilizador tem de certificar o dispositivo a partir do qual costuma aceder aos serviços Google através da páginag.co/passkeys, escolhendo depois a opção "utilizar chaves de acesso".

Quando um utilizador acede à sua conta o dispositivo deve resolver um desafio exclusivo utilizando a palavra passe privada para gerar uma assinatura. De seguida, a assinatura é verificada, através de uma mensagem a pedir uma impressão digital, o reconhecimento facial ou o PIN.

O Google considera que este é o melhor método para impedir ophishingou outros métodos para roubar de palavras passe e outras informações confidenciais uma vez que a senha privada e a biometria utilizadas nunca são partilhadas e, no caso da impressão digital e do reconhecimento fácil, são exclusivos de cada utilizador.

Cada chave de acesso é também exclusiva para cada serviço da Google, pelo que não existe risco de que uma conta comprometida venha a comprometer todas as outras.

Se um utilizador desejar compartilhar temporariamente a sua senha para outro dispositivo, pode obter um código QR e o Bluetooth dos dispositivos vai confirmar se se encontram realmente próximos.

No caso de perda de um dispositivo é possível negar o acesso através das configurações da conta.

Este sistema foi apresentado como o "início do fim" das palavras passe nas contas Google, apesar de ainda estar numa fase inicial e de a Google considerar que ainda vai demorar algum tempo até que o sistema seja adotado de forma massiva.

A tecnologia foi desenvolvida como parte da aliança Fast Identity Online criada pela Apple, Google e Microsoft. Empresas como Ebay e PayPal já estão a adotar o sistema.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela