Secções
Entrar

Covid-19: Sistema criado no Porto identifica características radiológicas da infeção

10 de dezembro de 2020 às 14:33

O sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma "segunda opinião" para os radiologistas e outros clínicos não especialistas.

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveram, em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, um sistema que identifica automaticamente as características radiológicas da covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o instituto do Porto explica hoje que o sistema ajuda a definir a estratégia de tratamento do doente infetado com o novo coronavírus, funcionando como uma "segunda opinião" para os radiologistas e outros clínicos não especialistas na análise de imagens de raio-x torácico.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do projeto CXR_AI4COVID-19 e em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) e a Administração Regional de Saúde do Norte, ao abrigo da linha 'Research4Covid-19' da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 Citado no comunicado, o investigador do INESC TEC Aurélio Campilho afirma que as manifestações da covid-19 podem ser "detetadas com precisão quando presentes, o que motiva o uso deste tipo de ferramentas para avaliar a evolução da doença".

"A covid-19 pode causar tosse, febre e fadiga, podendo, em alguns casos, evoluir para uma infeção severa das vias respiratórias. A radiografia convencional do tórax ajuda a aferir o grau de desenvolvimento das vias respiratórias e, consequentemente, a determinar a estratégia de acompanhamento e tratamento do paciente", acrescenta o investigador e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Através do algoritmo desenvolvido, o sistema aprende "automaticamente as características mais relevantes da imagem para o diagnóstico", sendo que, para isso, é analisada uma grande quantidade de imagens das diferentes manifestações da covid-19.

Segundo Aurélio Campilho, a validação da aplicabilidade do sistema num ambiente de simulação clínica permitiu concluir que o mesmo "consegue aprender diretamente com os radiologistas, melhorando a deteção de manifestações da covid-19".

Também citado no comunicado, Pedro Sousa, médico radiologista do CHVNGE, afirma que o projeto colocou "a medicina e a engenharia a caminhar lado a lado".

"Este projeto tem o potencial de criar uma ferramenta de diagnóstico útil e poderosa na prática clínica", refere o médico, acrescentando que neste momento está a ser avaliada a possibilidade de o sistema ser testado no CHVNG, "onde poderá contribuir como uma segunda opinião de fácil interpretação" e ajudar no combate à pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.192 pessoas dos 332.073 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela