Secções
Entrar

Covid-19: Diabéticos infetados têm que controlar "corretamente" a doença

25 de maio de 2020 às 11:36

Investigadores defenderam que se diabéticos com covid-19 não "controlarem corretamente" a doença, o "risco" de multiplicação do vírus é "acrescido".

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram hoje para a necessidade dosdiabéticoscom covid-19 "controlarem corretamente" a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o "risco" de multiplicação do vírus é "acrescido".

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto esclarece que as recomendações dos investigadores surgem no âmbito de um artigo de revisão sobre os efeitos do novo coronavírus em doentes com a diabetes.

Citado no documento, o investigador Bruno Sarmento, que lidera o grupo de investigação Nanomedicines & Translational Drug Delivery do i3S, afirma que o SARS-CoV-2 representa "um desafio acrescido", tanto para os profissionais de saúde, como para os doentes.

"A resposta do sistema imunitário das pessoas com diabetes não é tão eficaz e têm, por isso, maior risco de desenvolver complicações decorrentes de infeção por micro-organismos", refere.

Nesse sentido, os investigadores alertam para a necessidade dos diabéticos infetados com o novo coronavírus "controlarem corretamente" os níveis de açúcar no sangue, por forma a evitar o agravamento da covid-19.

"A monitorização assídua e correta da diabetes nos pacientes infetados com SARS-CoV-2 é de extrema importância para prevenir a progressão da doença viral, pelo que a importância do controlo da glicose no sangue é igualmente fundamental", garante Bruno Sarmento.

Por sua vez, a falta de controlo da doença "resulta num ambiente mais favorável à multiplicação desses micro-organismos, uma vez que facilita ainda mais o seu crescimento e aumenta a capacidade de infeção das células".

Provocando assim, acrescenta o investigador, "um maior agravamento do estado de saúde desses doentes".

Segundo a equipa de investigação, os diabéticos devem, além de seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), como o distanciamento social, etiqueta respiratória e lavagem das mãos, monitorizar regularmente os níveis de açúcar no sangue e adquirir atempadamente os fármacos de que necessitam.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 343 mil mortos e infetou mais de 5,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.316 pessoas das 30.623 confirmadas como infetadas, e há 17.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela