Secções
Entrar

Cometa verde vai ser visível em Portugal. Só volta a passar daqui a 50 mil anos

Diogo Barreto 13 de janeiro de 2023 às 15:17

O cometa C/2022 E3 está a cruzar novamente o céu da Terra. A última vez que foi avistado os neandertais dominavam a Península Ibérica.

Passados 50 mil anos desde a sua última "visita", o cometa C/2022 E3 vai poder ser avistado de novo por humanos. E o que tem de especial? O rasto verde que deixa atrás de si enquanto passa pelo céu. Os cientistas dizem que o astro pode ser avistado durante um mês inteiro e que quando passar perto da Terra, deixará atrás de si um "rasto levemente verde". Se o quiser ver, é agora ou nunca (ou daqui a 50 mil anos).

JOSÉ FRANCISCO HERNÁNDEZ/ALTAMIRA/NASA

Numa publicação, aNASAexplica que apesar de os cometas serem "imprevisíveis", se este mantiver a trajetória que tem vindo a seguir, deverá passar pelos céus do hemisfério norte a partir desta semana. E 2 de fevereiro será o dia em que vai passar mais perto do planeta. "Se continuar na sua trajetória atual e mantiver a sua "luz", será fácil de ver", refere ainda a agência espacial norte-americana, que acredita mesmo que pode vir a ser avistado sem necessitar de nenhum aparelho (como um telescópio amador ou uns binóculos). Segundo os cálculos da NASA, passará a cerca de 42 milhões de quilómetros da Terra no início de fevereiro e nessa altura já poderá ser avistado a olho nu (e se as condições meteorológicas o permitirem) no hemisfério norte.

O corpo rochoso e gelado tem o diâmetro de apenas um quilómetro. Mas que verde é aquele que acompanha este cometa? Como todos os cometas, é um astro rodeado de gelo e que quando se aproxima do sol, essa água (que está em estado sólido) passa a estado gasoso, deixando um rasto feito de água e poeiras. 

A NASA informou que avistou o cometa pela primeira vez em março de 2022, enquanto rondava Júpiter. A partir da sua trajetória e velocidade, os cientistas calcularam que passa pela Terra a cada 50 mil anos e que a última vez que terá sido avistada por olhos humanos terá sido quando os Neandertais dominavam a Península Ibérica.

O cometa será também visível no hemisfério sul durante o mês de fevereiro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela