Secções
Entrar

90% das hepatites crónicas não são diagnosticadas

26 de julho de 2017 às 12:15

A Cruz Vermelha alertou que 90% das pessoas com hepatite crónica não sabem que têm a doença por falta de diagnóstico, passando por infecções no fígado

A Cruz Vermelha alertou hoje que 90% das pessoas com hepatite crónica não sabem que têm a doença por falta de diagnóstico, passando por infecções no fígado que se podem curar espontaneamente ou evoluir para lesões crónicas.

No Dia Mundial da Hepatite, a organização indicou que vírus são a causa mais frequente da hepatite, embora o consumo de álcool, drogas e certos medicamentos também podem provocar a doença.

Existem cinco vírus da hepatite: o A e o E , que se apanham com água ou alimentos contaminados e pela via sexual, e os B, C, e D, que se apanham em contacto com sangue ou outros fluidos corporais.

Sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, cansaço intenso, náuseas, vómitos ou dores abdominais podem indicar a presença da infecção, que se pode tornar crónica e evoluir para cancro do fígado.

Em 2015, morreram 1,34 milhões de pessoas com hepatite em todo o mundo.

Comer fruta e verduras pouco cozidas, beber pelo menos dois litros de água por dia, evitar alimentos com gorduras saturadas, como fritos, enchidos ou queijos curados, e controlar o consumo de álcool são alguns dos conselhos para evitar a doença.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela