Sábado – Pense por si

Filipa Melo
Filipa Melo

Belle Gunness, a mulher que matou 40

A escritora Victoria Kielland imaginou a morte a tomar conta da primeira assassina em série americana. O romance "Os Meus Homens" é uma ficção fatal, com sangue só lá para o fim.

Filipa Melo

A guerra trancada na cabeça, de Céline

O romance Guerra resume o drama e as contradições da vida de Céline. O destino rocambolesco do original e o enredo autobiográfico merecem um filme de aventuras.

2
Filipa Melo

"A Fera na Selva": vamos redescobrir Henry James?

As novelas de Henry James são como charadas a decifrar sobre a moralidade e o destino. As soluções estão na própria vida. A Fera na Selva volta agora às livrarias portuguesas.

Filipa Melo

Hilda Hilst: no intestino de Deus, a escrita revela-se

A prosa da brasileira Hilda Hist deslumbra, excita ou enoja. Basta ler "A Obscena Senhora D e Outras Histórias". Nada mais radical do que procurar no riso e no choque uma escapatória para o grotesco da existência.

3
Filipa Melo

Irmãs de Prometeu: Produzir ouro, em segredo?

As mulheres participaram na busca do ouro alquímico, como em muita da história da Química, ainda que na sombra. João Paulo André ilumina esse contributo nas 658 páginas de Irmãs de Prometeu.

2
Filipa Melo

Literatura: capaz de salvar o quê?

Mohamed Mbougar Sarr, senegalês, venceu o prémio Goncourt com A Mais Secreta Memória dos Homens, um suposto romance-bomba. O desafio central é: o que pode a ficção fazer ou desfazer da vida?

2
Filipa Melo

O adeus à mãe numa voz transfigurada

Lídia Jorge, inspirada pela figura da própria mãe, criou uma personagem e uma parábola memoráveis. Em Misericórdia, Dona Alberti revela-nos a humanidade, da janela da velhice.

Ver mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.