Sábado – Pense por si

Universidade disponibiliza tese de Stephen Hawking e site bloqueia

Servidores da Universidade de Cambridge não tiveram capacidade de dar resposta a todo o interesse gerado.

A Universidade de Cambridge disponibilizou hoje na Internet a tese de doutoramento de Stephen Hawking, o que desencadeou tamanho interesse que provocou a sobrecarga do seu sítio e consequente bloqueio.

Terminada em 1966, quando Hawking tinha 24 anos, a tese "As Propriedades dos Universos em Expansão" explora ideias sobre as origens do universo, que ressoaram ao longo da carreira deste cientista.

A universidade adiantou que a tese já era o item mais requisitado do seu repositório em linha (online).

Fancy a bit of light reading? We've put #StephenHawking's 1966 PhD thesis online to celebrate #openaccessweek https://t.co/bakmB4kRtl

O documento esteve hoje disponível para ser descarregado, como um a forma de assinalar a Semana do Acesso Livre. Mas o sítio na Internet esteve inacessível durante vários períodos do dia, perante o grande interesse.

Hawking afirmou que esperava que a disponibilização generalizada da sua tese "inspire as pessoas em todo o mundo a olharem para as estrelas, não para os pés; a maravilharem-se com o lugar no universo e a tentarem decifrar o sentido do cosmos".

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.