Sábado – Pense por si

Sarajevo – Uma viagem que começou há mais de 20 anos

Filipe Lamelas 12 de janeiro de 2020 às 07:00

O que comer, visitar e onde ficar na cidade que tem o epíteto de Jerusalém da Europa

Esta viagem começou na fronteira entre a Sérvia e a Bósnia, umas horas antes da chegada a Sarajevo. Não, esta viagem começou em 1990 e qualquer coisa, quando o meu pai regressou de uma missão nos Balcãs e contou-me dos franco-atiradores – de ambos os lados, sérvios e bósnios –, do cerco a Sarajevo, da destruição da ponte de Mostar, do ódio exacerbado entre pessoas que, meses antes, eram vizinhos, amigos ou até familiares e que, de forma absurda de um dia para o outro, passaram a matar-se mutuamente. Esta viagem, para mim, começou aí.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.