Sábado – Pense por si

Quando é que uma relação acaba?

Ana Catarina André 08 de novembro de 2017 às 16:11

Pode ser durante uma discussão, a ver televisão ou durante o sexo. Há pessoas que sabem exactamente o momento final de uma relação – e não o esquecem.

Se em muitos casos o fim de um casamento ou de um namoro resulta da acumulação de discussões ou traições, há pessoas que conseguem identificar o momento em que perceberam que a relação chegou ao fim. "Não acontece a toda a gente", ressalva a psicóloga Bárbara Ramos Dias. "Há quem não vislumbre que o fim está próximo. Depende da personalidade de cada um", diz a especialista, acrescentando que é menos penoso se o processo for gradual para ambos. Identificar episódios determinantes na ruptura contribui para "resolver as coisas e seguir em frente", considera.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.