Sábado – Pense por si

Preços do alojamento atrapalham estudantes deslocados

Luana Augusto
Luana Augusto 02 de setembro de 2024 às 07:00

Marco e Diogo são alunos do Ensino Superior. O primeiro arranjou carro para evitar viagens compridas de transportes e emprego para ajudar nos custos; o segundo ainda procura quarto.

Autocarro, metro, comboio ou elétrico. Eram estes os transportes utilizados diariamente por Marco Andrade, 22 anos, para chegar até à faculdade no caminho entre Algés e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). "Eu tinha que trocar de transportes, por isso, o tempo que demorava até à faculdade variava consoante se os horários estavam aliados ou não", relata à SÁBADO o estudante natural de Portimão, no Algarve. "Eu demorava em média uns 50 minutos a chegar." 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.