Sábado – Pense por si

Os cowboys negros não aparecem nos rodeos

André Rito
André Rito 11 de dezembro de 2016 às 12:00

No século XIX, um terço dos vaqueiros eram afro-americanos. Mas foram quase todos apagados do cinema e escondidos nos rodeos - competiam quando já não havia público

Há uma cena inesquecível num dos filmes de Sergio Leone: a introdução de Aconteceu no Oeste, quando três pistoleiros fazem uma espera ao protagonista da história, num apeadeiro no meio do deserto. Durante 10 minutos não proferem uma palavra, apenas se escutam sons: a gota de água que cai sobre o chapéu de um deles, a mosca que o outro prende dentro do cano da pistola, o cata-vento enferrujado cujo ruído não cessa. Quando o bom da fita, Charles Bronson, surge finalmente, quebra- -se o silêncio e instala-se uma dúvida: três cavalos para quatro homens? "Trouxeram dois a mais", avisa o herói antes de sacar da arma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.