Sábado – Pense por si

Morreu Mark Wainberg, pioneiro da luta contra a Sida

14 de abril de 2017 às 16:25
As mais lidas

O investigador morreu por afogamento, na última terça-feira, quando nadava ao largo da Florida

O cientista canadiano Mark Wainberg, um dos pioneiros da investigação na luta contra a Sida, morreu aos 71 anos, revelou hoje o programa das Nações Unidas contra o vírus, ONUSIDA.

O investigador morreu por afogamento, na última terça-feira, quando nadava ao largo da Florida, nos EUA.

Num comunicado, a agência das Nações Unidas disse estar "profundamente entristecida" pela morte do "pioneiro na investigação contra a Sida Mark Wainberg".

Wainberg e os colegas identificaram a lamivudina, um dos principais antirretrovirais usado no tratamento da infecção pelo HIV. "Mark Wainberg foi um gigante na ciência da Sida, o seu trabalho salvou milhões de vidas", declarou Michel Sidibé, director executivo do programa.

Por seu lado, a Sociedade Internacional contra a Sida (IAS) disse estar "chocada" com o desaparecimento do seu antigo presidente entre 1998 e 2000, que considerou um "líder, um mentor e um amigo próximo".

"Perdemos um dos mais determinados", disse a presidente do IAS, Linda Gail Bekker, citada pela agência France Presse.

De acordo com a estação canadiana de televisãoCBC News, o funeral de Mark Wainberg realizou-se esta sexta-feira, em Montreal, no Canadá.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.