DGS publicou (e apagou) cartaz contra a sida considerado racista
Publicação mostrava três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou". DGS nega ter praticado discriminação.
Publicação mostrava três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou". DGS nega ter praticado discriminação.
Face à elevada proporção de diagnósticos tardios de VIH.
De acordo com o documento da ONUSIDA, a onda de cortes de fundos desestabilizou as cadeias de abastecimento, provocou o encerramento de centros de saúde, deixou milhares de clínicas sem pessoal, atrasou programas de prevenção, interrompeu a deteção precoce do VIH e obrigou várias organizações comunitárias a reduzir ou cessar as suas atividades.
Denominado Yeztugo, o tratamento consiste em duas injeções anuais.
Atualmente o medicamento custa cerca de 40 mil euros anualmente. Mas investigadores afirmam que o valor pode descer substancialmente.
Peter Piot foi um dos que descobriu o vírus do ébola em 1976 e ajudou no estudo da SIDA entre 1995 e 2008. Depois de infetado pela Covid-19, chegou a pensar que os vírus tinham conseguido a sua vingança.
O combate à epidemia que matou quase 15 mil pessoas em Portugal desde 1983 atingiu objetivos internacionais, mas ainda há indicadores preocupantes
As estimativas realizadas para o ano 2017 revelaram que viviam em Portugal 39.820 pessoas com infeção por VIH, e que apenas 7,8% não estavam diagnosticadas.
Começa hoje a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais e decorre até dia 29. O objetivo é permitir um rastreio gratuito da doença
Associação Nacional de Farmácias avançou que foram realizados 558 testes rápidos de despiste do vírus causador da sida, 409 para o rastreio da hepatite C e 53 testes rápidos à presença dos vírus da hepatite B.
Três em cada cinco pessoas seropositivas estão sob terapia antirretroviral, o que significa que não podem mais transmitir o vírus da sida se as terapias forem acompanhadas corretamente.
As metas definidas indicavam que até 2020 se devia ter 90% das pessoas infetadas diagnosticadas e que, dessas, 90% estivessem a fazer tratamento e 90% tivessem carga viral indetetável.
De acordo com os números do relatório da Unicef, só no ano passado morreram 130 mil crianças e adolescentes com o vírus.
Novas infeções por HIV caíram 5,3% em 2017 comparativamente aos anos anteriores.
"Portugal tem feito um percurso exemplar na prevenção, detecção, tratamento e cuidados dos doentes com VIH", informou representante da Organização Mundial de Saúde.
Médicos Sem Fronteiras congratularam-se esta quarta-feira com o relatório do Programa da ONU.