Sábado – Pense por si

Costuma enfiar o dedo no nariz?

19 de março de 2015 às 11:28

Apesar de poucos o admitirem, todos o fazem, mesmo que de forma inconsciente. O problema é quando o gesto se torna compulsivo. Os cientistas chama-lhe rinotilexomania

Alguns por comichão, outros por puro prazer - todos coçamos o nariz. Resultado de inconsciência corporal ou vício, este é um gesto que todos julgamos mas que todos fazemos, um dia ou outro. O Instituto Nacional de Neurociências e Saúde Mental de Bangalore, na Índia, efectuou um estudo sobre este hábito. 200 adolescentes foram questionados sobre quantas vezes metiam o dedo no nariz. 7,6% admitiram fazê-lo mais de 20 vezes por dia, quase todos assumiram fazê-lo, em média, quatro vezes a cada 24 horas. 20% confessaram: o acto de enfiar o dedo no nariz é um prazer. Proibido e terrivelmente mal visto em sociedade, mas ainda assim um prazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.