Sábado – Pense por si

Bombeiros sub-30 que dão a Vida pela Vida: "O melhor é reencontrar pessoas que socorri"

Márcia Sobral
Márcia Sobral 28 de julho de 2022 às 20:00

Nas últimas semanas Portugal assistiu a dezenas de incêndios a deflagrar de norte a sul. Num país em que muitos dos bombeiros são voluntários, a SÁBADO quis conhecer três jovens que dedicam a vida a salvar os outros.

São jovens, têm menos de 30 anos e escolheram ser bombeiros voluntários. Por vezes são remunerados – a maioria das ocasiões, como o nome indica, não – mas dedicam-se de corpo e alma a ajudar os outros. Em casa deixam familiares e amigos de coração apertado, mas dizem que partem com a certeza de estar a fazer o correto: "Somos bombeiros voluntários de nome, mas na verdade somos profissionais que damos a Vida pela Vida sem nada em troca".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.