Sábado – Pense por si

Entrevista
Entrevista

Annie Jacobsen: “Numa guerra nuclear, morrem 5 mil milhões de pessoas”

Annie Jacobsen: “Numa guerra nuclear, morrem 5 mil milhões de pessoas”
Vanda Marques 18 de fevereiro de 2025 às 23:00

Com Trump novamente na Casa Branca e com a guerra de Putin na Ucrânia, as ameaças são ainda mais perigosas. A jornalista explica que, em caso de ataque, sobreviver até pode ser pior.

Fala numa voz pausada, tranquila, mas o tom contrasta com o tema: guerra nuclear. Annie Jacobsen, finalista do Prémio Pulitzer de 2016, entrevistou mais de 40 especialistas para nos trazer o livro Guerra Nuclear – Um Cenário que detalha tudo o que pode acontecer em caso de guerra nuclear. As fontes desta jornalista incluem um antigo diretor dos Serviços Secretos norte-americanos, engenheiros nucleares, ex-diretores da CIA, um secretário de Estado da Defesa, investigadores e analistas. À SÁBADO, diz que algumas pessoas que entrevistou e estão relacionadas com este tema sentem remorsos – “não é culpa propriamente dita”. E acrescenta: “Considero importante entrevistar todos os participantes nesta loucura. As vítimas e também os engenheiros que desenharam os planos e os indivíduos que eram responsáveis por uma guerra nuclear, caso ela acontecesse.” E conclui: “A maior lição que os leitores nunca devem esquecer: a guerra nuclear só termina de uma forma. Não existe uma guerra nuclear limitada.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.