Secções
Entrar

Três ursos morrem congelados no porão de um avião na Bélgica

Márcia Sobral 30 de janeiro de 2023 às 13:37

Caso está a criar onda de revolta no país uma vez que tudo aponta para que nada tenha sido feito para salvar os animais.

Três ursos morreram congelados, este fim-de-semana, depois de terem ficado mais de 24 horas presos no porão de um avião. O acidente ocorreu no aeroporto de Liège, na Bélgica, numa altura em que a região atravessava fortes nevões.

REUTERS/Molly Riley

Segundo avança ojornal SudInfo, a aeronave partiu do Peru e tinha como destino o Qatar, mas acabou por ficar retida na Bélgica devido ao mau tempo. No seu interior encontravam-se novemelursus ursinus, uma espécie habituada a viver com temperaturas entre os 20 e os 25 graus e que é considerada "muito vulnerável".

Apesar do aeroporto belga ser conhecido por defender um tratamento especializado no transporte de animais, o caso está a criar bastante revolta no país uma vez que tudo aponta para que neste caso nada tenha sido feito para salvar os ursos.

Segundo as autoridades já foi aberta uma investigação e Celine Tellier, ministra do bem-estar animal belga, disse à rádio Bel-RTL que o governo está a apurar "as responsabilidades e as sanções que serão tomadas".

Osmelursus ursinussão uma espécie conhecida por outros nomes, como "urso-beiçudo" ou "urso-preguiça", são originários do subcontinente indiano e, nos últimos anos, têm sido frequentemente capturados para serem domesticados e treinados como ursos dançarinos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela