Recuperados quatro corpos a bordo do iate de luxo que afundou em Itália. Quem eram os 22 passageiros?
A bordo estavam figuras importantes da tecnologia e do setor financeiro, incluindo Mike Lynch e Jonathan Bloomer. Ainda há dois desaparecidos e falta a confirmação oficial das identidades dos quatro corpos recuperados.
Os mergulhadores responsáveis pelas operações de resgate no naufrágio do super iate de luxo Bayesian encontraram, esta quarta-feira, quatro corpos dos ocupantes que ainda estavam desaparecidos. Há ainda dois corpos por recuperar, tendo um quinto tido sido localizado, mas ainda não resgatado. A embarcação transportava 10 membros da tripulação e 12 passageiros, entre os quais Mike Lynch, conhecido como o "Bill Gates do Reino Unido". Quem estava a bordo do Bayesian, que afundou na madrugada de segunda-feira, 19 de agosto?
Mike Lynch
O magnata britânico da tecnologia e fundador da Autonomy é um dos desaparecidos. Lynch, de 59 anos, é uma figura importante do setor de tecnologia, tendo vendido sua empresa à Hewlett Packard (HP) por 10 mil milhões de euros em 2011. Recentemente, Lynch foi absolvido de acusações de fraude nos EUA e tinha partilhado que desejava "ir numas longas férias". A sua fortuna está estimada em cerca de 900 milhões de euros.
Hannah Lynch
Filha de 18 anos de Mike Lynch, também estará entre os corpos que permanecem desaparecidos. Hannah estava a bordo do iate com pais. Tinha sido aceite na licenciatura de Inglês na Universidade de Oxford.
Jonathan Bloomer
Presidente do Morgan Stanley International e próximo de Mike Lynch. Bloomer, de 70 anos, foi anteriormente CEO da Prudential e era presidente do Hiscox. Foi uma das testemunhas de defesa no julgamento de Mike Lynch e é um amigo de longa data.
Judy Bloomer
Casada com Jonathan Bloomer, também foi dada como desaparecida. É conhecida por ter estado na fundação da organização de solidariedade The Eve Appeal, que se dedica à pesquisa de cancros ginecológicos.
Chris Morvillo e Neda Morvillo
Advogado dos EUA e parceiro da firma de advocacia Clifford Chance. Morvillo foi o líder da equipa de defesa no julgamento de fraude contra Mike Lynch. Antes também fez parte do caso dos ataques de 11 de Setembro, enquanto procurador-adjunto do Distrito Sul de Nova Iorque. Tanto ele como a mulher foram dados como desaparecidos, após o naufrágio.
Os resgatados
Angela Bacares mulher de Mike Lynch é uma das sobreviventes e confirmou que seu marido e filha estão entre os desaparecidos. Ela relatou que o iate começou a inclinar-se abruptamente, acordando-os antes do naufrágio, pelas 5h.
Ayla Ronald, de 36 anos, também advogada da equipa de Lynch, é outra das sobreviventes, tal como o casal Charlotte Golunski e James Emsley, de 35 e 36 anos, respetivamente. Ela, sócia da Invoke Capital, propriedade de Lynch, foi resgatada junto com filha de um ano, Sofia. Charlotte sobreviveu ao naufrágio mantendo a bebé à tona até ser resgatada.
O capitão James Calfield e mais três membros da tripulação foram regastados, Leah Randall, Katja Chicken e Leo Eppel. A morte de Recaldo Thomas, o chef do iate, foi confirmada pela Guarda Costeira Italiana na segunda-feira. A identidade dos outros membros da tripulação não é conhecida.
Com 22 pessoas a bordo, o veleiro Bayesian de 56 metros e bandeira britânica afundou-se ao largo de Porticello, uma cidade costeira cerca de 15 quilómetros a leste de Palermo, por volta das 5h (4h de Lisboa) de segunda-feira, na sequência de uma violenta tempestade, informou a guarda costeira. Ficou a 49 metros de profundidade e o facto de os mergulhadores só poderem estar debaixo de água entre 8 e 10 minutos tem dificultado os trabalhos de resgate.
Notícia corrigida às 7h45 com a indicação de que nem todos os desaparecidos foram localizados. Quatro corpos foram resgatados, um quinto localizado e um sexto ainda está em parte incerta.
Edições do Dia
Boas leituras!