Secções
Entrar

Quem é Alvin Hellerstein, o juiz de 92 anos que vai julgar Maduro?

Luana Augusto 05 de janeiro de 2026 às 20:19

O juiz esteve à frente de alguns julgamentos mediáticos como as indemnizações às vítimas do 11 de setembro ou o caso de Harvey Weinstein.

Alvin Hellerstein, de 92 anos, foi o juiz escolhido para julgar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a sua mulher Cília Flores - que enfrentam acusações de narcoterrorismo, e que estiveram esta segunda-feira
Alvin Hellerstein, juiz de 92 anos, vai julgar Maduro em casos como o 11 de setembro e Harvey Weinstein (Elizabeth Williams via AP
Apesar da idade avançada, Hellerstein está atualmente à frente de alguns dos mais importantes processos relacionados com terrorismo. Foi nomeado juiz pelo presidente Bill Clinton, em 1998, e teve em mãos processos mediáticos como a indemnização às vítimas do 11 de setembro de 2001, o caso de assédio sexual contra o ex-produtor de filmes Harvey Weinstein e a ação judicial que a editora Mayimba Music apresentou contra a cantora Shakira pela música "Loca". Este juiz foi também quem presidiu o julgamento de Donald Trump sobre o caso de subornos à atriz pornográfica  e recusou por duas vezes o recurso do julgamento do atual presidente dos EUA.
Alvin Hellerstein, juiz, vai julgar Maduro em processos mediáticos Rede Social X
Nascido em Nova Iorque, em 1933, e formado em Direito pela Universidade de Columbia, foi Hellerstein quem bloqueou as tentativas de Trump de deportar ativistas pró-Palestina e de expulsar venezuelanos dos Estados Unidos. Para isso, alegou que a Lei dos Inimigos Estrangeiros - que permite deportar cidadãos de nações consideradas inimigas - foi aplicada ilegalmente. Judeu ortodoxo, começou a sua carreira em 1956, como juiz assistente de Edmund Palmieri. Foi advogado do exército norte-americano e de clientes privados e só depois foi nomeado juiz. Nicolás Maduro e a mulher foram acusados de narcoterrorismo, importação de cocaína para os Estados Unidos e posse de armas e esta segunda-feira estiveram em tribunal para serem presentes a juiz. Caso o ex-presidente venezuelano seja considerado culpado arrisca uma pena entre os 30 anos e a prisão perpétua.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima