Secções
Entrar

Papa não vai receber o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo

27 de setembro de 2020 às 15:30

A decisão de Francisco surge numa altura em que os Estados Unidos crtiticam a abordagem do Vaticano à China.

O Papa Francisco vai não receber o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que na próxima semana vai fazer uma visita a Itália, alegando que seria um gesto que poderia interferir na campanha eleitoral.

A decisão de Francisco surge numa altura em que os Estados Unidos crtiticam a abordagem do Vaticano à China.

Francisco, que já recebeu Pompeo em outubro do ano passado, não recebe personalidades políticas durante as campanhas políticas, para evitar qualquer tipo de instrumentalização.

No entanto, o candidato presidencial norte-americano Joe Biden vai reunir-se com o secretário de Estado e número dois do Vaticano, Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, Paul Gallagher.

Durante sua visita à Itália, que decorrerá de 29 a 30 deste mês, Pompeo falará na embaixada dos Estados Unidos no decoorrer do simpósio organizado pela Santa Sé sobre o Avanço e a Defesa da Liberdade Religiosa por Meio da Diplomacia.

O secretário de Estado abordará também um dos temas mais espinhosos que provocaram um distanciamento nas relações entre os Estados Unidos e o Vaticano: a aproximação da Igreja com a China.

Há poucos dias, o secretário de Estado norte-americano utilizou um artigo da revista "First Things" para pedir ao Papa para não renovar o acordo com Pequim.

O artigo foi publicado nas vésperas do fim do acordo e agora o Vaticano e a China têm um mês para fazer uma renovação do compromisso por dois anos.

No artigo, Pompeo questiona o acordo e diz que o Vaticano deveria denunciá-lo.

Esta interferência que não tem sido apreciada no Vaticano, segundo alguns meios de comunicação.

O acordo entre o Vaticano e a China estabelece as regras para a ordenação de bispos, mas é um primeiro passo para que possa ser estabelecido um diálogo direto com o Governo chinês com vista a futuras relações diplomáticas, interrompidas em 1951.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela