Secções
Entrar

Papa Leão convoca o seu primeiro consistório

Ana Bela Ferreira 09 de novembro de 2025 às 11:23

Cardeais vão reunir-se a 7 e 8 de janeiro de 2026.

O Papa Leão XIV convocou o primeiro consistório do seu papado. Será uma reunião extraordinária de cardeais nos dias 7 e 8 de janeiro de 2026, avança o jornal católico norte-americano .
Papa Leão convoca consistório para cardeais no Vaticano em janeiro de 2026 AP Photo/Alessandra Tarantino
 O tema da reunião ainda não foi revelado. O jornal teve acesso à convocatória enviada pela Secretaria de Estado aos cardeais a 6 de novembro e indica que estava apenas escrito: "O Santo Padre Leão XIV está a pensar convocar um Consistório Extraordinário para os dias 7 e 8 de janeiro de 2026. A seu tempo, o Decano do Colégio dos Cardeais irá enviar a Sua Eminência a carta com os detalhes." Em resposta ao jornal norte-americano, o gabinete de imprensa da Santa Sé referiu apenas que a existência de tal convocatória não foi ainda confirmada oficialmente e que o anúncio de um evento desta ordem não seria feito "com tanta antecedência". Os consistórios extraordinários normalmente são convocados para discutir matérias de necessidades particulares da Igreja ou assuntos importantes que requeiram uma consulta alargada dos cardeais de todo o mundo. Porém, no conclave de maio que elegeu Leão XIV terão havido queixas dos cardeais de serem pouco ouvidos durante o papado de Francisco. O último consistório teve realizou-se a 29 e 30 de agosto de 2022.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela