A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Nestas localidades portuguesas o Natal celebra-se de forma diferente: conheça as tradições
Há cidades onde a população se reúne para comer banana e beber moscatel. Outras sobem a uma igreja e atiram castanhas para uma fogueira.
Para muitos portugueses Natal é sinónimo de "bacalhau com todos", bolo-rei, rabanadas e presentes, mas em algumas povoações esta época festiva ainda conta com tradições dos nossos antepassados. Algumas reúnem-se na rua à volta das fogueiras, tal como acontece também no Ano Novo, mas outras vivem o Natal de uma forma completamente inusitada.
Fogueira ilumina celebração natalícia em localidade portuguesa
DR
O "bananeiro" de Braga
Em Braga, a tradição do "bananeiro" começou há 40 anos, numa antiga taberna chamada Casa das Bananas, e ainda hoje os habitantes se reúnem para a cumprir a tradição que manda "comer uma banana e beber uma banana". Por outras palavras, comer uma banana e beber um moscatel.
Pessoas celebram Natal com tradições únicas, incluindo bananas e bebidas
Redes Sociais
"Magusto da Velha"
Na Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, cumpre-se uma tradição que dura já há quatro séculos. O "Magusto da Velha" celebra-se sempre no dia 26 de dezembro, a seguir ao Natal, e visa homenagear uma mulher rica que há muitos séculos doava castanhas e vinho aos habitantes locais em troca de orações. Desde então que todos os anos os moradores sobem à torre da igreja e atiram 150 quilos de castanhas para a fogueira. A Câmara Municipal distribui depois o vinho e a população passa a tarde a conviver.
Tradições natalícias únicas em localidades de Portugal atraem multidões
DR
Os caretos solteiros de Varge
É na região de Trás-os-Montes, mais precisamente na vila de Varge, que no dia 25 de dezembro os jovens solteiros se vestem de Caretos - figuras mascaradas conhecidas pelos seus trajes coloridos - e correm pelas ruas a gritar e dançar. Pelo caminho ainda recebem comida da população.
Festa dos Caretos de Vilarinho, tradição de Natal portuguesa
Pedro Rebelo/Correio da Manhã
A árvore de Guimarães
Em Guimarães, as festividades natalícias arrancam oficialmente a 29 de novembro e são dedicadas a São Nicolau. Os habitantes cortam uma árvore imponente que depois é transportada num carro até ser erguida na praça principal.
Guimarães ilumina-se com decoração natalícia tradicional
Ricardo Jr
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Tópicos
Dança
Costumes e tradições
Cerveja vinho e bebidas espirituosas
Ilha de São Nicolau
Aldeia Viçosa
Braga
Guimarães
Artigos recomendados
As mais lidas
Marques Mendes recusa dizer como ganhou €709 mil nos últimos dois anos
16 de dezembro de 2025 às 23:00Carlos Rodrigues Lima
Menina de 13 anos surfa ondas gigantes da Nazaré: “Não estava a respirar por momentos”
16 de dezembro de 2025 às 13:34Gabriela Ângelo
Cavaleiro do Chega detido por pedofilia
22 de dezembro de 2025 às 07:00João Amaral Santos
Avião que seguia para Espanha faz aterragem de emergência no aeroporto de Faro. Foi declarado alerta vermelho
17 de dezembro de 2025 às 11:09Correio da Manhã
Júlio Isidro passou noite de Consoada com prostituta
17 de dezembro de 2025 às 19:35CM