Secções
Entrar

Nestas localidades portuguesas o Natal celebra-se de forma diferente: conheça as tradições

Luana Augusto 25 de dezembro de 2025 às 10:00

Há cidades onde a população se reúne para comer banana e beber moscatel. Outras sobem a uma igreja e atiram castanhas para uma fogueira.

Para muitos portugueses Natal é sinónimo de "bacalhau com todos", bolo-rei, rabanadas e presentes, mas em algumas povoações esta época festiva ainda conta com tradições dos nossos antepassados. Algumas reúnem-se na rua à volta das fogueiras, tal como acontece também no Ano Novo, mas outras vivem o Natal de uma forma completamente inusitada.
Fogueira ilumina celebração natalícia em localidade portuguesa DR

O "bananeiro" de Braga

Em Braga, a tradição do "bananeiro" começou há 40 anos, numa antiga taberna chamada Casa das Bananas, e ainda hoje os habitantes se reúnem para a cumprir a tradição que manda "comer uma banana e beber uma banana". Por outras palavras, comer uma banana e beber um moscatel.
Pessoas celebram Natal com tradições únicas, incluindo bananas e bebidas Redes Sociais

"Magusto da Velha"

Na Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, cumpre-se uma tradição que dura já há quatro séculos. O "Magusto da Velha" celebra-se sempre no dia 26 de dezembro, a seguir ao Natal, e visa homenagear uma mulher rica que há muitos séculos doava castanhas e vinho aos habitantes locais em troca de orações. Desde então que todos os anos os moradores sobem à torre da igreja e atiram 150 quilos de castanhas para a fogueira. A Câmara Municipal distribui depois o vinho e a população passa a tarde a conviver.
Tradições natalícias únicas em localidades de Portugal atraem multidões DR

Os caretos solteiros de Varge

É na região de Trás-os-Montes, mais precisamente na vila de Varge, que no dia 25 de dezembro os jovens solteiros se vestem de Caretos - figuras mascaradas conhecidas pelos seus trajes coloridos - e correm pelas ruas a gritar e dançar. Pelo caminho ainda recebem comida da população.
Festa dos Caretos de Vilarinho, tradição de Natal portuguesa Pedro Rebelo/Correio da Manhã

A árvore de Guimarães

Em Guimarães, as festividades natalícias arrancam oficialmente a 29 de novembro e são dedicadas a São Nicolau. Os habitantes cortam uma árvore imponente que depois é transportada num carro até ser erguida na praça principal.
Guimarães ilumina-se com decoração natalícia tradicional Ricardo Jr
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela