Secções
Entrar

Morreu a actriz e realizadora Penny Marshall

18 de dezembro de 2018 às 20:58

A actriz e realizadora norte-americana Penny Marshall, de 75 anos, que dirigiu "Despertares" e "Uma Mulher dos Diabos".

A atriz e realizadora norte-americana Penny Marshall, de 75 anos, que dirigiu "Despertares" e "Uma Mulher dos Diabos", morreu na segunda-feira, aos 75 anos, na sequência de complicações provocadas pela diabetes, de que padecia, anunciou hoje o seu agente.

Como atriz, a carreira de Penny Marshall remonta aos anos de 1960 e a filmes como "The Savage Seven", de Richard Bush, o primeiro de 17 em que atuou, entre os quais se contam também "Alice Upside Down" (2007), de Sandy Tung, e "Um Dia de Mãe" (2016), do seu irmão Garry Marshall (1934-2016), como narradora.

Foi, porém, como realizadora que se destacou, ao dirigir filmes como "Uma Mulher dos Diabos" (1986), com Whoopi Goldberg e Stephen Collins, "Big" (1988), com Tom Hanks e Elizabeth Perkins, e "Despertares" (1990), com Robert de Niro e Robin Willians.

Em quase duas dezenas de filmes que realizou destacam-se ainda "Liga de Mulheres" (1992), com Tom Hanks, Jimmy Dugan, Geena Davis e Madonna, "Renaissance Man" (1994), com Danny de Vito, "The Preacher's Wife"/"Espírito do Desejo" (1996), com Denzel Washington e Whitney Houston, e "Os Rapazes da Minha Vida" (2001), com Drew Barrymore e Adam Garcia.

Penny Marshall foi a primeira realizadora a ter dois filmes sucessivos - "Big" e "Liga de Mulheres" - entre os principais 'blockbusters' da indústria norte-americana de cinema, ao ultrapassar os cem milhões de dólares de receita de bilheteira.

Iniciou a carreira de realizadora na televisão, com a direção de alguns episódios da série "Laverne & Shirley", que protagonizou com Cindy Williams, de 1979 a 1981, e que a tornou conhecida do público norte-americano.

Fez igualmente parte de outros elencos televisivos, tendo a sua última participação sido na série "Sam & Cat", de autoria de San Schneide, que esteve em exibição nos Estados Unidos, de 2013 até ao ano passado. Dirigiu alguns episódios da série "As Taras de Tara", protagonizada por Toni Collette.

À data da morte tinha em pós-produção o documentário "Rodman", sobre o antigo basquetebolista Dennis Rodman, da liga profissional norte-americana (NBA).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela