Secções
Entrar

Maldição dos Kennedy: as tragédias que afetam a poderosa família há mais de 80 anos

Luana Augusto 24 de novembro de 2025 às 07:00

Neta de John F. Kennedy revelou que foi diagnosticada com cancro e que lhe resta um ano de vida: junta-se assim aos vários familiares que foram afetados pela "maldição".

John F. Kennedy e Jacqueline Bouvier Kennedy passaram pouco tempo na Casa Branca, mas bastou uma série de infortúnios na sua família para serem recordados até aos dias de hoje. A "maldição dos Kennedy", como é apelidada, dura há mais de 80 anos e desde então que surgem acontecimentos invulgares e algumas mortes na família. Agora, a neta do antigo presidente dos Estados Unidos descobriu que sofre de um cancro e que .
A família Kennedy reúne-se, num dia soalheiro, nos EUA AP Photos/B.H.R.
Tatiana Schlossberg revelou num artigo publicado na revista The New Yorker que os médicos lhe deram apenas um ano de vida. Com apenas 35 anos, foi diagnosticada em maio do ano passado. "Durante toda a minha vida tentei ser uma boa pessoa, uma boa aluna, uma boa irmã, uma boa filha e proteger a minha mãe, nunca a deixando perturbada ou irritada. Agora, acrescentei uma nova tragédia à vida dela, à vida da nossa família, e não há nada que eu possa fazer para o impedir", escreveu ao dizer que teme que a filha mais nova não se recorde dela. Esta infelicidade soma-se assim às restantes que têm acompanhado os Kennedy há décadas. Estes são alguns dos acontecimentos que renderam à família a alcunha de "amaldiçoados", e que se iniciaram na década de 1940:

1. Irmão de John Kennedy morre em acidente de avião

Neta de John F. Kennedy revela cancro terminal, somando-se a tragédias familiares AP Photo
Joseph P. Kennedy, Jr. morreu na noite de 12 de agosto de 1944. O irmão do antigo presidente dos Estados Unidos estava a pilotar um avião, numa missão para a Segunda Guerra Mundial, quando a aeronave explodiu - culminando assim na sua morte e na de outro piloto.

2. Marido de Kathleen Kennedy morto por sniper

Ainda em 1944, William Cavendish - o marido de Kathleen Kennedy (irmã de John F. Kennedy) - foi morto por um sniper alemão na Bélgica.

3. Kathleen Kennedy morre em acidente de avião

Neta de John F. Kennedy revela cancro terminal, juntando-se a tragédias familiares antigas AP Photo
A irmã de John F. Kennedy, de 28 anos, também acabou por morrer num acidente aéreo, que ocorreu em 1948, no sul de França. A tragédia, que matou também o seu amante, Peter Wentworth-Fitzwilliam, aconteceu quatro anos depois de ter ficado viúva.

4. Mulher de John F. Kennedy perde bebé

A família Kennedy enfrenta nova tragédia com diagnóstico de cancro terminal de Tatiana Schlossberg AP Photo/John Lent
Em 1956, Jacqueline Kennedy deu à luz uma filha morta - a quem nunca chegou a dar um nome. No Cemitério Nacional de Arlington foi enterrada com o nome "Filha", no entanto, mais tarde, relatórios indicaram que os Kennedy planeavam chamá-la de Arabella.

5. Pai de John F. Kennedy sofre AVC

Joseph F. Kennedy sofreu um AVC, em dezembro de 1961 - tendo a sua capacidade de falar e andar sido afetada. Na altura tinha 73 anos.

6. John F. Kennedy volta a perder um filho

Jacqueline Kennedy deu à luz o seu quarto filho, a 7 de agosto de 1963. Nascido prematuro, Patrick Bouvier Kennedy acabou por morrer dois dias depois, a 9 de agosto, devido a complicações da síndrome da angústia respiratória.

7. John F. Kennedy assassinado

A "maldição dos Kennedy" persiste com o diagnóstico de cancro da neta de JFK dpa/picture-alliance/dpa/AP Images
Este momento jamais poderá ficar esquecido. Era dia 22 de novembro de 1963 quando o antigo presidente dos EUA foi atingido a tiros em Dallas, no Texas. Na altura, Kennedy desfilava num carro presidencial.  As investigações concluíram que Lee Harvey Oswald foi o responsável pelo assassinato, no entanto, o caso esteve sempre sujeito a especulações e originou até várias teorias da conspiração. John F. Kennedy foi o quarto presidente dos Estados Unidos a ser assassinado.

8. Irmão mais novo de Kennedy cai de uma ponte

Em 1969, o carro de Ted Kennedy - o irmão mais novo de John F. Kennedy - caiu de uma ponte. Na altura, Kennedy nadou e conseguiu salvar-se, mas o mesmo não aconteceu com a secretária Mary Jo Kopechne, de 28 anos, que acabou por morrer afogada. Numa declaração, transmitida na televisão, Ted Kennedy disse que na noite do acidente se questionou "se uma maldição se mantinha sobre todos os Kennedy". Foi nesta altura que surgiu a ideia da "maldição dos Kennedy".

9. Robert F. Kennedy assassinado

Robert Kennedy discursa, antes de tragédias na família, apelidada de "maldição dos Kennedy" AP Photo
O irmão de John F. Kennedy, Robert F. Kennedy, também foi assassinado, em 1968, em Los Angeles. O inesperado ocorreu durante uma campanha presidencial. Sirhan Sirhan, um imigrante palestiniano, foi considerado culpado.

10. Filho de JFK morre num acidente de avião

Em 1999 John F. Kennedy Jr, filho do ex-presidente dos Estados Unidos, morreu num acidente de avião e aumentou a lista de fatalidades da família. O empresário, de 38 anos, pilotava uma pequena aeronave, onde seguiam também a sua mulher, Carolyn Bessette, e a cunhada, Lauren Bessette, que se despenhou no Atlântico, quando seguiam para um casamento.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela