Secções
Entrar

Gabby Petito viajava com o noivo pelos EUA. Ele voltou, ela está desaparecida

Joana Fonseca com Leonor Riso 17 de setembro de 2021 às 20:13

Brian Laundrie recusa-se a falar com as autoridades sobre o desaparecimento. Antes, registavam a viagem no YouTube.

Gabrielle "Gabby" Petito, de 22 anos, está a ser procurada pelas autoridades norte-americanas desde o início de setembro. A jovem desapareceu depois de começar uma viagem pelos EUA com o noivo, Brian Laundrie - que se recusa a falar com as autoridades sobre o que aconteceu. 

O último contacto entre Gabby e a sua família ocorreu em agosto, quando ela visitava o parque Nacional Grand Teton, no Wyoming. Há duas semanas, Brian regressou a casa, na Flórida, sozinho e os pais de Gabby, que vivem em Nova Iorque, reportaram o seu desaparecimento dez dias depois.

Brian recusa-se a falar com a polícia sobre o desaparecimento da sua noiva. As autoridades ainda não o consideram suspeito de crime, mas destacaram-no como "pessoa de interesse" na investigação. 

Gabby registava toda a viagem num canal de YouTube. O vídeo "Beginning Our Van Life Journey" conta com mais de 600 mil visualizações, e vários vlogs mostram as viagens de carrinha do casal por vários pontos turísticos americanos.

https://youtu.be/2PStpXFEfIs

A 12 de agosto, duas semanas antes de Gabby desaparecer, a polícia da cidade de Moab, no sul do Utah, recebeu uma chamada sobre um possível incidente de violência doméstica que a envolvia a ela e ao namorado. As imagens das bodycams (câmara corporal) dos polícias mostram a jovem a chorar e a queixar-se sobre a sua saúde mental. Também admite que ela e o namorado têm discussões frequentes. 

O agente responsável pela ocorrência recomendou que eles passassem uma noite separados e não passou nenhuma advertência ao casal. Justificou o incidente como uma quebra emocional, e não como um caso de violência doméstica. Após esse episódio, não houve mais noticias da jovem.

Cassie Laundrie, irmã do namorado de Gabby, disse ao canal televisivo ABC que o irmão ainda não lhe falou desde o regresso a North Port. Já o advogado de Brian justificou o silêncio do cliente com a tese de que "os namorados são muitas vezes a primeira pessoa na qual a polícia incide em casos como este, e a advertência de que 'qualquer declaração pode ser usada contra si' é verdadeira, independentemente de o meu cliente ter algo a ver com o desaparecimento de Petito".

O FBI e a polícia de North Port apelaram a quem tiver informações sobre a jovem ou esteve próximo da área onde Gabby foi vista pela última vez, que contactasse as autoridades. À ABC News, a família de Gabrielle acusou Brian de não querer cooperar com a investigação em busca pela noiva e apelou a que quebre o silêncio.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela