Secções
Entrar

Escoceses inventam "língua artificial" para detetar falsificações de whisky

06 de agosto de 2019 às 18:57

Cientistas conseguiram construir "um pequeno provador" que explora as propriedades do ouro e do alumínio para identificar diferenças entre bebidas alcoólicas.

Cientistas escoceses desenvolveram uma língua artificial que é capaz de detetar diferenças subtis entre distintas variedades de whisky e identificar falsificações.

Num artigo publicado, esta terça-feira, na revista britânica Nanoscale, da Real Academia de Química, é explicado como engenheiros e químicos das universidades de Glasgow e Strathclyde conseguiram construir "um pequeno provador" que explora as propriedades do ouro e do alumínio para identificar diferenças entre bebidas alcoólicas.

A equipa conseguiu que duas lâminas microscópicas de ouro e de alumínio, dispostas sobre um tabuleiro para agirem como papilas gustativas (aproximadamente 500 vezes menores do que os seus equivalentes humanos) da língua artificial, na qual derramaram amostras de whisky e mediram como absorvem a luz enquanto submersas.

O sistema foi capaz de detetar diferenças entre a mesma marca envelhecida em diferentes barris, com mais de 99% de precisão e também distinguir entre variedades de 12, 15 e 18 anos.

Alasdair Clark, da Escola de Engenharia da Universidade de Glasgow, disse que a invenção foi chamada "língua artificial" porque age de maneira semelhante ao órgão humano e disse que, embora não seja a primeira, é a que "fornece mais informações" sobre o sabor de cada amostra e "permite uma resposta mais rápida e precisa".

O investigador acrescentou que, embora a experiência se tenha concentrado no whisky, "a língua artificial poderia facilmente ser usada para testar virtualmente qualquer líquido, o que daria uma ampla variedade de aplicações".

"Além de seu óbvio potencial na identificação de álcoois falsificados, o dispositivo poderia ser usado em testes de segurança alimentar e controle de qualidade. Seria realmente útil em qualquer área onde seja necessário um método de degustação portátil e reutilizável", concluiu o investigador.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela