Secções
Entrar

Deixar um bebé a chorar? "O ideal é acudir assim que possível"

Luana Augusto 16 de março de 2025 às 10:00

Rita Pereira publicou um vídeo nas suas redes sociais, onde era possível ouvir a filha de quatro meses a chorar enquanto a atriz fazia tarefas domésticas. Publicação gerou polémica.

A 9 de março Rita Pereira publicava um vídeo nas redes sociais onde era possível ouvir a filha de quatro meses a chorar, enquanto a atriz fazia os seus afazeres domésticos. Pelas imagens foi possível perceber que não acudiu de imediato o bebé. O momento acabava, assim, por gerar críticas através das redes sociais.

"Vamos falar sobre este choro. Eu sei que há muitos pais que mal ouvem os filhos a chorar param tudo o que estão a fazer e vão buscar os filhos. Eu sei que ela [a filha] está bem. Já comeu. Está só a fazer birra porque quer colo", disse.

No mesmo vídeo, a atriz justificou que tinha "de fazer o almoço", que estava "sozinha em casa" e que tinha "família a chegar para o almoço". As palavras acabaram, no entanto, por cair mal a algumas pessoas. Foi o caso da apresentadora Sofia Arruda.

"Até o meu filho de cinco anos sabe que se a mana bebé chora é porque precisa de nós. Paramos o que estamos a fazer e vamos ter com ela", escreveu nas suas redes sociais após ter partilhado uma publicação da psicóloga Filipa Maló Franco que também se pronunciou sobre o assunto.

Afinal, deve-se ou não acudir de imediato um bebé?

À SÁBADO, a psicóloga Laura Sanches explica que "o ideal é acudir assim que possível" e sublinha que caso isso não aconteça, podem ficar "desregulados por não terem as suas necessidades satisfeitas".

"É suposto o choro de um bebé ser um motor ou um sinal para se resolver imediatamente o problema, mas nem sempre é possível. Muitas vezes as mães estão sozinhas em casa o dia inteiro e precisam de os deixar", defendeu ao acrescentar que esta é uma tarefa que causa bastante "stresse" não só na mãe mas também no bebé.

Segundo Laura Sanches, "não é [no entanto] isso que vai traumatizar a criança", mas lembra os estudos já existentes que defendem que "o choro do bebé deve ser atendido". "Vivemos numa cultura em que ainda há a desvalorização do choro do bebé."

Uma das críticas apontadas a Rita Pereira prendeu-se também com o facto de a atriz se ter referido ao choro da bebé como "birras" que não passam de forma de "ter atenção". Quanto a isso, a psicóloga corrige: "Os bebés não fazem birras" e "não há nenhuma intencionalidade no choro do bebé".

Laura Sanches sugere que, neste caso em concreto, o bebé poderia estar a "expressar a necessidade de colo". Este é aliás apenas um dos vários motivos que poderá causar o choro dos bebés.

"O colo é o habitat natural do bebé. Uns manifestam-se mais, outros nem tanto, mas todos os bebés têm a necessidade de contacto físico. Para alguns ouvir a voz da mãe ou sentir o cheiro pode ser suficiente."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela