Vem aí o Prémio Nacional de Enoturismo

Vem aí o Prémio Nacional de Enoturismo
SÁBADO 14 de junho

A primeira edição do evento decorre a 17 de junho. Júri vai distinguir os melhores profissionais e projetos da área. SÁBADO e SÁBADO Viajante são parceiros da APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo neste projeto.

A cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Enoturismo APENO/Ageas Seguros decorre no próximo dia 17, às 19h, no Altis Grand Hotel, em Lisboa. Ao palco vão subir os vencedores das 10 categorias votadas por um júri composto de mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados aos setores do Vinho e do Turismo. Deste painel fazem parte jornalistas (entre eles das revistas SÁBADO e SÁBADO Viajante) e representantes de entidades oficiais da área, chefs de Cozinha, sommeliers e associados da APENO - Associação Portuguesa de Enoturismo.

A votação (através de uma plataforma online criada para o efeito) decorreu entre 8 e 31 de maio de 2022 e escolheu os melhores negócios e projetos portugueses entre 10 categorias: Enoturismo; Profissional; Estadia; Restaurante; Chef de Cozinha; Sommelier; Sala de Provas; Empresa Turística; Projecto Inclusivo; Projecto Sustentável.

Para Maria João de Almeida, presidente da APENO, o objetivo passou por "envolver reconhecidas personalidades de todos os setores relacionados com o Enoturismo porque acreditamos num trabalho conjunto, que se pretende dinâmico e entusiasmante." A também cronista da SÁBADO Viajante reforça que a ideia é "premiar os melhores enoturismos de uma forma transparente", já que não existe nenhum outro prémio em Portugal focado "exclusivamente no enoturismo, dando-lhe a importância que merece. Nem com um painel de jurados tão diversificado como o que iremos ter". De referir que, exceto os jornalistas (que votam livremente), os organismos oficiais não podem votar em projectos da sua região, nem é possivel aos profissionais do setor votarem em si ou em projectos onde trabalham.

Da extensa lista de jurados fazem parte os vários membros das Comissões Vitivinícolas Regionais, jornalistas de rádio, imprensa, televisão e digital, bem como fotojornalistas da área. Chefs de cozinha como Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa, José Avillez ou Ljubomir Stanisic também estão no rol de jurados, além de outros chefs de vários restaurantes nacionais. Sem esquecer sommeliers como Manuel Moreira, Caroline Zagalo, Rodolfo Tristão ou Gabriela Marques, entre muitos outros.

Nascida há apenas dois anos, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo (que tem o objetivo de organizar e dinamizar o setor), organiza esta primeira edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros, que conta conta ainda com os apoios do Grupo Amorim, Instituto da Vinha e do Vinho, cobertura mediática do grupo Cofina, além da participação de outras empresas, como o Altis Grand Hotel, a Schott Zwiesel; Alug’Aqui, CRITEC e Gifts 4 Wine. Saiba mais sobre o evento e sobre o Enoturismo em Portugal em enoturismodeportugal.pt.