Secções
Entrar

Há três novos locais na lista da UNESCO e estão todos em perigo

Ricardo Santos 29 de janeiro de 2023 às 12:18

Um centro histórico na Ucrânia, um conjunto de edifícios projetados por Niemeyer no Líbano e as ruínas do antigo Reino de Sabá no Iémen. Entraram para a lista de Património da Humanidade e estão ameaçados.

O Comité da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reuniu, de forma extraordinária, a 25 de janeiro em Paris, França. E há novidades quanto a novos locais considerados Património da Humanidade. A juntar aos 1.154 já existentes, passam a fazer parte da lista mais três sítios repletos de história e de significado. Infelizmente, todos eles entraram também para o rol da UNESCO dedicada ao Património da Humanidade em Risco.
O primeiro localiza-se na Ucrânia, mais concretamente na cidade de Odessa, conhecida estância balnear do Mar Negro. Trata-se do centro histórico, seriamente ameaçado pela invasão russa do país. Em declarações após a reunião e a distinção, o diretor-geral da UNESCO declarou: "Odessa, cidade livre, cidade do mundo, com um porto lendário que deixou marcas no cinema, na literatura e nas artes está, portanto, sob a proteção reforçada da comunidade internacional".
O segundo local a merecer a referência de Património da Humanidade é a Feira Internacional Rachid Karami, em Tripoli, no Líbano. Falamos de um local projetado, em 1962, pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Está inserido numa propriedade com 70 hectares, localizada entre a cidade de Tripoli e o porto de Al Mina, com o edifício principal a causar impacto - tem 750 metros de comprimento. É um dos melhores exemplos da arquitetura do século XX no Médio Oriente.
Quanto ao terceiro local, fica na região de Marib, no Iémen. A UNESCO distinguiu sete sítios arqueológicos representativos da estética e da tecnologia do antigo Reino de Sabá, existente há mais de 3000 anos.
Dos 1.157 locais distinguidos em todo o mundo, 900 são de interesse cultural, 218 referem-se à natureza e 39 revestem-se de um caráter misto. Entre os países com mais Património da Humanidade distinguido pela UNESCO estão a Itália e a China, ambos com 58 sítios. O terceiro posto é ocupado pela Alemanha (51) e seguem-se França e Espanha, ambas com 49 referências. Em Portugal são 17, os mesmos da Polónia.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Unesco
Foto: REUTERS/Angus McDowall
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela